Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAVI fora do G-4. BA vence e Vitória só empata

Mancini retranqueiro deixou 'leão' na defensa e Rogério fez pênalti infantil
14/06/2015 às 12:58
O Bahia voltou a vencer na Fonte Nova, foi a 14 pontos na tabela de classificação e chega ao  5º lugar, grudado no grupo dos quatro primeiros.  O Vitória vacilou no interior de São Paulo e cedeu o empate ao Mogi-Mirim, que era o rabeira. O rubro-negro tem 13 pontos e ora ocupa a sétima posição. 

*

Na nona rodada, próximo fim de semana, o Vitória recebe no Barradão o fraco ABC de Natal e o Bahia vai para uma guerra de foice, em São Luiz do Maranhão, a disputar posição no G-4 contra o guerreiro time do Sampaio Correia, entre os primeiros.  A segundona está quente e com jogos bem disputados, bons de ver.

**

 Tabu quebrado

As quase 22 mil pessoas que foram à Fonte na tarde do sábado presenciaram um bom jogo, intenso, ofensivo, bem disputado de lado a lado. Uma partida difícil e tática, pegada, até pelo grau de conhecimento de jogadores e treinadores a respeito do que o adversário é capaz, as estratégias de jogo, onde estão os pontos fortes e fracos de cada equipe.  

Na primeira etapa o Bahia teve mais a bola, ganhou mais a disputa no meio campo, atacou, mas foi o Ceará que achou, nos contragolpes, as melhores chances de golear, não fossem duas defesas de alto nível do goleiro Douglas Pires. A defensiva cearense defendeu-se com garra.  

 O tricolor voltou para o segundo tempo com Gamalho em lugar de Rômulo e foi todo pressão na área do ‘Vovô’, até marcar aos 14 minutos, numa cabeçada de Maxi, aproveitando-se de um bom lançamento longo de Tony. O time baiano teve o domínio de campo nos 45 minutos finais, como o torcedor gosta. Ceará tentou o empate até o fim, buscando contra-ataques na velocidade, mas faltou perna. 

E valeu o resultado, os três pontos, a quebra de um tabu contra o time cearense campeão do Nordeste.

*

Destaques: Kieza na primeira etapa, Maxi e Gamalho na segunda... foram os melhores do Bahia. No Ceará, a disposição da zaga, a marcação cerrada e o bom futebol de Marinho e Ricardinho.

*

  O lateral Ávine, com uma barba de profeta islâmico, depois de dois anos sumido dos campos de jogo, curando-se de lesão no joelho,  voltou a ser relacionado e compôs o banco tricolor. Torcemos pela sua volta, com o belo futebol que sabe jogar.

*

Recuou e entregou
No interior de São Paulo, o estádio Romildão vazio, o  Vitória de treinador novo, o Mancini, não conseguiu vencer o lanterna Mogi-Mirim. Superior, fez 1 x 0 no primeiro tempo, num belo gol do avante Élton. Mas voltou fechado na defensiva, na segunda etapa, apostando apenas nos contragolpes e chamou o adversário pra seu campo, sua área, até que, na cobrança de uma penalidade, o time paulista achou o empate – 1 x 1, gol de Ratinho.  Podia ser melhor. 

*

Seleção neles

Três baianos, todos canhotos, foram convocados para a Seleção Brasileira sub-23 que disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), de 10 a 16 de julho: os meio-campistas do Bahia Rômulo e Bruno Paulista, e o lateral esquerdo do Vitória Euller. Eles se apresentam no dia 29 de junho para os treinamentos preparativos na Granja Comary. 

*

Fluminense de Feira, Ypiranga, Flamengo de Guanambi, Itabuna e Juazeiro disputam duas vagas da primeira divisão do Campeonato Baiano 2016, na última rodada da segundona do Baianão, neste domingo. O Flu de Feira, com maior pontuação, está quase garantido.  

*

Salve Santo Antônio, pelo seu dia. Valei-nos !