Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SÉRIE B DO BRASILEIRÃO: BAVI em campo e G4 à vista

TOO Vitória faz sua partida contra o Mogi, o lanterna, mas, o Leão sempre surpreende
13/06/2015 às 12:28
Na maratona da Série B, pela sétima rodada, a dupla Ba Vi joga nesse sábado, às 16h30. O Vitória está em quarto lugar, na tabela de classificação e o Bahia, com um ponto apenas de diferença, em sétimo. Um joga para se manter e o outro para voltar ao G-4. 

  O Ba

  O Tricolor, depois de duas rodadas fora, reencontra-se com sua torcida, na Fonte Nova, e encara o ‘calo’ Ceará, que o  venceu na decisão do Nordestão não faz um mês.  Revanche?

  O torcedor espera que a equipe de Sérgio Soares reencontre seu bom futebol de marcação alta, ofensivo, e volte a pontuar para não se distanciar dos primeiros colocados. Essa é a meta, estar sempre entre os três, quatro primeiros.  O time terá um desfalque, o meia Souza, suspenso por expulsão na última partida; deve ser substituído pelo jovem e fogoso Bruno Paulista. A boa notícia é a volta de Kieza ao ataque, quase um mês fora por lesão muscular. 

Nem o empate serve, só o triunfo satisfaz. Que a torcida jogue com o time em campo.  

*

O Vi

O Rubro- negro, depois de duas rodadas triunfantes em sua ‘toca do leão’, estreia treinador  (o conhecido Manciini) no confronto com o ‘lanterna’ Mogi-Mirim, no interior paulista.  A equipe não terá o goleiro Fernando Miguel e o apoiador Amaral, destaques nas últimas partidas, ambos suspensos disciplinarmente. Voltam  o goleirão Wilson, bom, e o jovem apoiador Marcelo, de estilo elegante. 

O Vitória cresceu bastante na competição com a pegada imposta pelo treinador interino Wesley Carvalho, mas também com a entrada na equipe dos laterais Diego e Diogo, do zagueirão  Mattis e do meia Pedro Ken.   O torcedor está voltando a acreditar no time. Isso é bom.     

*

   Meninada boa

  A dupla Ba Vi está fazendo bonito no começo do Brasileirão sub-20, com dois jogos e dois triunfos, cada. O tricolor lidera o grupo D e o rubro-negro lidera o C. Na quarta-feira, na Ilhado Retiro, em Recife, o Tricolor venceu o Sport por 2 a 1, gols de Jacó e Wesley. No mesmo dia, no Barradão, o Rubro-negro enquadrou o Corínthians (SP), 4 x 2, com dois gols de Nickson, Borges e Gabriel.  Um alento, rasgo de esperanças no futuro. 



*



   Cai-cai balão 

   No troca-troca de treinadores, puxaram o tapete verdão do bem falante Oswaldo de Oliveira e já está assumindo o lugar, no Palmeiras, o ex-cruzeirense Marcelo Oliveira, que foi bicampeão brasileiro no time azul de Minas. Marquinhos Santos, aquele que passou pelo Bahia e estava no Coritiba, também caiu; assume o Ney Franco. 

Na corda bamba estão o Titi, do Corínthians, e mais os treineiros do Vasco e do Santos. Uma roda-viva.  

*

   Xô !

   A Comunidade Europeia exige que o presidente da FIFA Joseph Blatter levante-se já da cadeira e entregue o cargo. Mais sujo que pau de poleiro e apanhado desguarnecido pelo FBI e pela justiça Norte-americana atolado na meleira que macula a instituição, o Sr Blatter anunciou  que estava renunciando, mas foi uma artimanha apenas. Só quer deixar o cargo depois de novas eleições na entidade, as quais ele mesmo comandará.  Isso paroano... e olha lá. Ora, parece que todo mundo é abestado. Quem imagina uma eleição decente com o Blatter à frente?

*
 O Ministério Público da Suíça, onde fica a sede da FIFA, deu uma geral nos gabinetes, gavetas e computadores dos diretores da entidade confiscando documentos. Andam atrás de provas de corrupção, lavagem de dinheiro e pagamento de propinas para a escolha das sedes das copas de 2018 (Rússia) e a de 2022, na secura do Catar.    

*

  Candidatura

   O ex-atleta Zico, um dos melhores jogadores que este país produziu, tido como profissional decente e cidadão exemplar, respeitado por onde passou (sobretudo no Japão, idolatrado), disse que se acha capacitado e pode, sim, ser candidato a presidente da FIFA, mas deixou claro:

“Serão necessárias mudanças nas regras, pois como está aí não há a menor possibilidade de concordância. Mudanças não só na FIFA como também na CBF”.   Falou ! 

*

Pois é, hoje bem sabemos, o tal ‘Padrão FIFA’ era movido e alimentado a propinas.