Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAIANÃO tem jogos de volta com Bahia x Galicia; VI x Colo Colo

É no domingo, 22
21/03/2015 às 19:34
funilam-se o campeonato baiano, o nordestão e a Liga dos Campeões da Europa.

*

BAIANÃO

Pelo campeonato baiano, domingo, oito times se enfrentam e, desses, sobram apenas quatro na disputa do título de campeão baiano 2015.

Na Fonte Nova , o Bahia se reencontra com o Galícia em grande vantagem: venceu o primeiro duelo em Pituaçu por 5 x 0.  O tricolor está embalando. Alguém imagina que o time galego possa reverter essa vantagem? 

Vencendo, o tricolor vai pegar na fase decisiva seguinte o vencedor do confronto Jacuipense x Juazeirense. No primeiro jogo, em Juazeiro, deu empate. Acho a Jacuipense uma equipe mais competitiva, até venceu o Bahia na primeira fase da competição, em Pituaçu. Seria uma boa revanche, definitiva, mais emocionante. 

O Vitória recebe no Barradão o Colo-Colo, equipe que já venceu por 2 x 1 no domingo passado, em Ilhéus, com dois gols do oportunista Neto Baiano. O time ilheense até toca bem a bola mas não consegue finalizar em gol, falta-lhe objetividade.  Do outro lado, a moçada do Vitória vai correr muito para mostrar serviço ao novo treinador, que assumiu essa semana, o Claudinei Oliveira. Acho que dá rubro-negro na parada.

Vitorioso, o vermelho e preto  vai enfrentar  o vencedor do duelo Vitória da Conquista x Bahia de Feira, lá no sudoeste. No primeiro jogo, empataram em Feira. O time de Conquista não costuma perder em casa.

Esperamos que, nesse afunilamento, os jogos tenham mais qualidade e os torcedores compareçam nas arquibancadas.

**

NORDESTÃO

Pela Copa do Nordeste, já estão definidos os confrontos ‘mata-mata’ entre os oito melhores times da competição, ate aqui. A nova fase já começa no meio da semana que entra:

O Vitória volta a encarar o ranheta América de Natal. Primeiro lá no RN.

Caso vença, o rubro-negro baiano pega o vencedor de Ceará x Salgueiro (Pe).

O Bahia volta a enfrentar o Campinense. Viaja para Campina Grande na quarta, de novo. Lá  essa semana, empatou ( 1 x 1) usando uma equipe reserva, de garotos.

Conseguindo eliminar o time da Paraíba, dessa vez com a equipe titular, o Bahia enfrentará o vencedor do clássico nordestino  Sport do Recife x Fortaleza, encardido. 

Bons jogos se prenunciam, rivalidades regionais em campo.

**

CHAMPIONS

Pela Liga dos Campeões da Europa, o mais visto e qualificado torneio de futebol do planeta, os confrontos das quartas-de-final também estão estabelecidos, imperdíveis na telinha da tevê:

- Real Madrid X Atlético de Madri. O Real de Cristiano Ronaldo, Benzema, Sérgio Ramos, Marcelo e cia é melhor, individualmente, mas o Atlético tem obtido melhores resultados nos últimos confrontos dos madrilenhos. É jogo pegado.

- O maravilhoso Barcelona de Messi, Neymar e Suarez encara uma pedreira, o PSG da França, equipe dos brasileiros David Luiz, Tiago Silva e do sueco marrento Ibrahimovic. Jogaço !

- A Juventus de Turim, time do Pirlo, Tevez, Pogba, Bufon ...  enfrenta o Monaco, da França.

- E o timaço do Bayern de Munique – treinado pelo espanhol Guardiola e para muitos a melhor equipe do mundo – enfrenta, teoricamente, um adversário mais fraco, o Porto de Portugal.

Grandes jogos, pois.

**

AMISTOSOS

A seleção brasileira, treinada por Dunga, faz dois amistosos na Europa; dia 26 contra a França, em Paris, e dia 29 em Londres contra o Chile. Alguns desfalques no time canarinho: Machucados, os zagueiros Marquinhos e David Luiz cedem espaço para Gil e Gabriel Paulista, aquele mesmo que jogou pelo Vitória e hoje defende o Arsenal da Inglaterra. É um bom zagueiro. Na frente, Tardelli também foi cortado por problemas médicos. Em seu lugar foi convocado Luis Adriano. Estamos pobres de centroavantes.

**

INUSITADO

Definido. Pela primeira vez na história um Copa do Mundo será disputada nos meses de novembro e dezembro. Será no Qtar, ano de 2022. Lá, área de deserto e petróleo, a temperatura em junho/julho, verão, passa os 45 graus. Um risco para os atletas. 

Antes, é bom lembrar, tem a Copa da Rússia, do Putin, em 2018.
MUTRETA

Apois, o governo da Dilma resolveu abrir um pouco mais as pregas para a chamada ‘bancada da bola’, em Brasília, e decidiu assinar uma medida provisória facilitando em 20 anos o pagamento de uma dívida que ultrapassa os 4 bilhões, débitos que os clubes de futebol acumulam contra o governo federal. 

Bahia e Vitória, juntos, devem 142 milhões. O rubro-negro, melhor administrado nas últimas décadas, deve bem menos (cerca de 15 milhões), mas deve. Essa ‘solução’ cai bem para a nova diretoria do tricolor que tentar aprumar a nau que há pouco estava naufragando. 

 A tal ‘negociação de dívidas’, que só crescem ano pós ano, é uma falta de respeito aos cidadãos e empresas honestos, que pagam seus tributos.  

Mas...  que esses dirigentes tomem vergonha na cara, e que as contrapartidas propostas pelo governo sejam fiscalizadas e cumpridas.   Será?