Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

MAIS UM SÊO 7 X 1 na goleada do Bahia no Feirense

Com comentário de ZédeJesusBarrêto
10/03/2015 às 11:05
Com a última rodada da fase de classificação do baianão fechada na tarde do domingo dedicado às mulheres, temos os times classificados para a fase seguinte e os confrontos eliminatórios entre os oito melhores. A ver, pela ordem de classificação:

- Vitória da Conquista, Bahia, Vitória, Jacuipense, Juazeirense, Colo- Colo, Galícia e Bahia de Feira.

Os primeiros confrontos:

- Vitória da Conquista x Bahia de Feira ; Bahia x Galícia; Vitória x Colo-Colo e Jacuipense x Juazeirense. 

**

Goleada na Fonte

O grande destaque da rodada foi a goleada (7 x 1 ) do Bahia contra o Feirense, na Fonte Nova. Há quanto tempo o tricolor não faz sete gols num jogo?  O maior placar da competição, até agora.

Tarde maneira, foi o único jogo da rodada, que começou às 16 hs, em que aconteceram gols no primeiro tempo. E em abundância, quatro.  Parecia treino de ataque contra defesa. Marcação dura do time interiorano, algumas precipitações dos tricolores nas finalizações, até que, aos 17 minutos, Leo Gamalho pegou de fora da praça um  forte chute que entrou no ângulo : 1 x 0, belo tento.  Minutinhos depois, Kieza costurou pela direita e rolou na direção da marca do Pênalti; Gamalho dominou, limpou e colocou: 2 x 0. De novo, trabalho de Kieza, agora pela esquerda e a finalização precisa de Gamalho: 3 x 0. O time interiorano tentou sair da defesa e abriu-se. O quarto gol foi obra de um contragolpe na direita puxado por Tiago e Souza, que enfiou certeiro para a penetração de Kieza, fazendo os 4 x 0, o tricolor bem superior.

Aos 8’ da segunda etapa, o lateral  Antonio Carlos diminui, depois de boa defesa de Jean, pegando rebote livre, de frente. Dois minutos depois,  Kieza partiu do meio campo, ganhou na velocidade da zaga e decidiu: 5 x 1. Jogo aberto, bola na trave de Jean...  Rômulo e Maxi perderam chances...  até que aos 25’, após boa trama coletiva, Gamalho colocou na trave e  Maxi completou com calma : 6 x 1. Pra fechar o caixão,  William Santana, da entrada da área, bateu rasteiro e o goleiro aceitou: 7 x 1.

*

O tricolor jogou com uma zaga nova, Thales e o jovem Robson. Renderam bem. Bruno  Paulista, Souza,  Kieza, Maxi, Leo Gamalho... atuaram bem.

 *

No meio da semana, noite de quinta, o Tricolor enfrenta o CRB de Alagoas, pelo Nordestão.



**

Empate no calorão

Na beira do São Francisco,  Juazeirense  e Vitória empataram sem gols. Um calorão do cão, os dois times já classificados, um gramado duro, a bola nervosa e poucos lances de área. O time da casa ameaçou mais com alguns lances insinuantes do feioso artilheiro Sassá. No mais a contusão do garoto Maracás, zagueiro rubro-negro e a estreia muito discreta do meia Dackson. Isso na primeira etapa.

Mesmo com um atleta a menos em campo,  na segunda fase, quase a Juazeirense  vencia o jogo, com duas boas chances de golear no final. Rogério, atacante rubro-negro, também desperdiçou uma , já nos acréscimos.

Os atletas e comissão técnica do Vitória queixaram-se muito das condições do gramado, mas o treinador  Drubscky, ao final do jogo, nos microfones, disse que a equipe atuou muito mal, nada criou e escapou por pouco.

O goleiro Fernando Miguel destacou-se, ao lado do esforçado Rahynner.

*

O Vitória joga na quarta-feira contra o Serrano, em Porto Seguro, pelo Nordestão. 



**

Pipocas:

- Jeanzinho, 19 anos, goleiro do tricolor e filho do ídolo Jean (goleiro também) foi convocado por Gallo para dois amistosos pela Seleção Sub-21, pré-olímpica, contra Paraguai e México, nos dias 27 e 29 próximos, em Vitória e São Luis.  Talisca, ex-tricolor e agora no Benfica, voltou a ser convocado por Gallo. Ele e Jean são velhos amigos, na base do Bahia. O garoto tem mostrado personalidade em campo; tem futuro.
- A pretexto de construir uma arena para a Copa 2014, em Salvador, implodiram a velha Fonte e demoliram o conjunto de piscinas (olímpicas) que ficava nos fundos, no lado do Dique, e também o ginásio de esporte, no alto, do lado oposto. Em maio 2010, sob pressão e cobrança dos desportistas baianos o governo do Estado prometeu construir um Centro Olímpico de Nataçaõ, no Bonocô, e um  ginásio de esportes, esse já precariamente inaugurado em Cajazeiras, limitado para grandes demandas. 

O Centro de Natação está em obras e obras que são propagandeadas mas  nunca acabam. Andam a passos de cágado, de acordo com o fluxo da grana oficial.  Agora, com as contenções de despesas,  o Estado tem 4 meses que não ‘comparece’ e as obras podem parar de vez nessa semana.  Um prejú para o esporte e para a Bahia que sempre se destacou em natação e agora vê com assombro a proximidade das Olimpíadas do Rio. Periga chegar lá e nada de piscina olímpica, nada de treinar e formar atletas, o calendário esportivo da natação baiana totalmente prejudicado, comprometido. 

Esporte também é cultura, é educação.

**

Às mulheres, meu puro respeito e agradecimento. Sem elas nem seria.