Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Um sábado de ‘aleluia’ para a dupla Ba Vi,

Aconteceram os jogos em Salvador e em Brasília
06/10/2014 às 17:51
A despeito de continuar na zona de rebaixamento, em 17º lugar e com 27 pontos ganhos, o Vitória, mesmo sem jogar bem, conseguiu vencer o esfacelado Botafogo do Rio (2 x 1), na sua toca do leão e respirou. O Bahia, no Mané Garrincha, em Brasília, obteve um bom empate contra o Fluminense (RJ) e chegou aos 30 pontos ganhos.
Na próxima rodada, meio da semana, o tricolor encara o Santos, na Vila Belmiro. E o Vitória se pega com o Goiás, ainda no Barradão.

**
Empate no Mané 

Brasília com céu azul e temperatura amena, o estádio Mané Garrincha com público abaixo do esperado, véspera de eleição. Duelo de tricolores, o carioca e o baiano. Nas arquibancadas, predominância de torcedores cariocas mas presença marcante também dos baianos, como sempre. 

No começo, os dois times exercendo uma marcação forte no meio campo. O Flu tentando ficar mais com a bola, na manha, e o Bahia mais ofensivo. 

Aos 21 minutos, depois de muita catimba dos cariocas no campo de ataque, a defesa do Bahia cochilou, o meia Vagner aproveitou uma bola morta na linha de fundo e cruzou; Lomba saiu, nada achou, e Fred, esperto, antecipou-se à zaga e testou: 1 x 0. Aos 25’ Fred e Conga entraram tabelando mas o mesmo Lomba saiu bem e salvou. Um minuto depois, Uéliton arriscou de longe mas Cavalieri pegou em dois tempos. O Bahia quase empatou com Kieza após bom cruzamento de Pará. Aos 30’, novo ataque baiano, agora pela direita com Railan, mas Emanoel não acertou a finalização. Aos 33’, Barbio invadiu, ganhou da zaga e bateu de cara, mas o goleirão Cavalieri salvou. 
O Flu se fechou todo, o Bahia atacou, finalizou mais... buscando o empate, que seria um resultado mais justo pelo que produziram as duas equipes .

Na virada, depois da merenda, Gago entrou no lugar de Diego Macedo, apagadão. Aos 3 min, Lomba saiu em branco num escanteio, mais uma vez e como sempre, e quase o Flu amplia. O jogo ficou aberto, lá e cá, bom de ver pelas propostas ofensivas. O Bahia pressionou mais pelas laterais, o Fluminense respondeu nos contragolpes, buscando sempre o avante Fred, perigoso. 

Saiu Cícero, entrou Sobis, aos 12 min. Pará bateu forte cruzado e Kieza, na pequena área, perdeu a complementação. Aos 19’, Conca lançou Sobis que, na pequena área, errou o alvo. Aos 20’ , Emanoel bateu falta e a bola raspou o poste, boa chance. 

Mais substituições: Saiu Conca entrou Edson, pelo Flu. Saiu Emanoel entrou Marcos Aurélio e saiu Barbio para a entrada de Henrique. Aos 25’, Lomba vai no pé de Vagner e abafa. O Flu encolheu-se de vez no contragolpe e o Bahia continuou tentando pelos lados. Até que, aos 37’, Marcos Aurélio bateu falta na frente da área, a bola quicou e enganou Cavalieri: 1 x 1. Aos 38’, Lomba salvou uma cabeçada no rodapé; aos 39’ Fred cabeceou nas costas da zaga e perdeu a chance. Já aos 45’, Cavalieri salvou em nova cobrança de falta de Marcos Aurélio; quase o desempate. Bom jogo, bom resultado, justo.

*

Destaques: Lomba falhou no gol, errou em duas saídas de gol mas fez duas ou três ótimas defesas. Os laterais Railan e Pará trabalharam muito, Lucas e Démerson suportaram bem, Uéliton o melhor no meio campo, Kieza brigou muito contra a zaga carioca e Marcos Aurélio entrou bem na metade da segunda etapa, decisivo.
No Fluminense, o goleirão Cavalieri mostrou que é um dos melhores do país; bom o jovem lateral Fernando e boa técnica, bom futebol do quarteto Fred, COnca, Cícero e Vagner. 

**
Valeu o placar

No Barradão, vento frio, chuva fina e um público meia boca pra ver o Vitória x Botafogo, os dois times girando na zona de rebaixamento. Na primeira etapa, só deu Botafogo, a despeito de o time carioca atravessar um momento de crise, com salários atrasados e a demissão de quatro jogadores tidos como titulares absolutos na semana que passou. 

O time da estrela solitária meteu uma bola na trave, criou quatro situações claras de gol e exigiu boas defesas do goleirão Gatito Fernandes. Já o rubronegro baiano, pra desespero de sua torcida, nada criou; vacilando na defesa, apagado no meio campo e um ataque nulo. Deu um frio na espinha do torcedor. 
Na segunda etapa, o time baiano foi pra cima, de saída, sem muita técnica mas com nova disposição, a torcida incentivando, na pressão. Aos 4 min, o árbitro viu uma mão do zagueiro Dankler na bola, marcou o pênalti; Marcinho bateu e fez: 1 x 0. Aos 29’, Edno – que entrou no segundo tempo- , cruzou e Marcinho, de cabeça, desempatou, 2 x 1. O Botafogo até buscou o empate, mas o Gatito apareceu bem e o placar mantido. Bom resultado pro Vitória, jogo duro. 

**
Pipoquinhas

Com Kaká e Robinho convocados, dupla de confiança de Dunga em 2010, na copa da África do Sul, a seleção brasileira faz dois amistosos em campos da Ásia nos dias 11 (Pequim, contra a Argentina) e 14 (Cingapura, contra o Japão). 

*

Domingo de eleições gerais no país inteiro, para presidente, senadores, governadores e deputados. Meses de campanha. Não lembro de ter ouvido nenhuma proposta interessante dos senhores candidatos sobre o estímulo ou incremento do esporte, tanto do ponto de vista de formação de atletas competitivos como do ponto de vista educativo – nas escolas, nas comunidades, tirando os jovens do raio de ação das drogas e da bandidagem. Pena. Lamentável.
De todo modo, votemos com inteligência, de olho no amanhã dos nossos filhos e netos, pensando mais no Brasil do que noutros interesses particulares. 
Amém.