Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NA MESA DA COPA: Mineirão pode acordar o Brasil

A Fifa anunciou que o espanhol-catalão Puyol, ex-jogador do Barcelona e zagueiro capitão do time campeão na Copa da África, entregará o troféu de Campeão do Mundo 2014, no Maracanã, no dia 13 de julho.
27/06/2014 às 09:22
A Copa do Mundo 2014, das grandes surpresas e emoções, continua... 
Dois clássicos latino-americanos abrem as oitavas de final neste sábado, dia 28: às 13 horas, no Mineirão, Brasil x Chile; às 17hs, no Maracanã, Uruguai x Colômbia. 
*
Acorda Brasil !

O Brasil, dono da casa, ainda não embalou e a torcida anda matreira. O time de Felipão agora vai enfrentar um Chile que anda confiante em sua equipe como não se vê desde 1962, quando na beira do Pacífico sediaram a Copa. 

Belo Horizonte está coalhada de ‘rojos’. O time tem um treinador ousado, Jorge Sampaoli, discípulo do argentino Bielsa, um estudioso da escola holandesa de 74. Um ótimo goleiro, Bravo; Vidal e Aranguiz no meio campo, incansáveis; e um ataque que se insinua na base da alta velocidade de Vargas e Alexis Sanches, goleadores. Um time malandro, vivido e bem treinado que adora jogar em contragolpes puxados pelas laterais do campo. Um perigo. 

Suportaremos a catimba e a velocidade deles numa boa? Nossos laterais Dani Alves e Marcelo devem estar atentos e auxiliados por uma boa cobertura. Felipão até treinou um período com Maicon (mais forte, mais marcador) em lugar de Dani. No meio campo deve entrar mesmo o Fernandinho substituindo o instável Paulinho. Não deve mexer em Hulk. A esperança é o crescimento do meia Oscar e que os céus continuem alumiando o nosso astro maior Neymar, que como Messi ( o ‘messias’ argentino) decide, faz a diferença. Os chilenos conseguirão Pará-lo? É jogaço de bola, prepare seu coração. 
**
Escuelas distintas 

No outro duelo, torço pela Colômbia contra o Uruguai. Porque os colombianos mostram um futebol mais vistoso, mais leve, mais coletivo e dois jogadores que me encantaram até agora: o jovem meia canhoto, camisa 10, James Rodrigues e o atacante goleador Jackson Martinez, que substitui o astro da equipe, machucado, Falcão Garcia. O Uruguai certamente vai estar ainda mais motivado, ‘mordido’ com a suspensão (justa) da estrela tresloucada Luis Suares, o das dentadas. Fará falta, mas Uruguai significa camisa ‘celeste’, é time de garra, de briga, catimba, nervos e muito suor o jogo inteiro. Vai ser uma briga de estilos diferentes em campo, jogo bom de ver. Uma arbitragem segura é essencial. 
**

Panchos encardidos

No domingo, 13 hs, em Fortaleza, a boa equipe da Holanda – talvez a que melhor tenha jogado até agora – encara o ‘encardido’ México. Encardido no jargão do futebol quer dizer dureza, equipe difícil de ser batida, aquela que é ciente de suas limitações mas não se entrega nunca e costuma surpreender. O tal osso duro de roer. Como los panchos mexicanos vão segurar a dupla Robben e Van Persie ? Veremos. 

Às 17 horas a insinuante Costa Rica do bom goleiro Navas e do atacante Campbell pega a Grécia, que tem pouco a mostrar, mas ... pode surpreender. Quem duvida? 
** 
Programe-se 

Todos os demais duelos das oitavas de final já foram definidos, com algumas surpresas e também molezas. Senão, vejamos: 

- A taluda e eficiente França enfrenta a impetuosa Nigéria, dia 30, segunda-feira, em Brasília, às 13 hs. Briga de cachorro grande, mas o time francês está fazendo uma copa exemplar, até aqui, seguro na defesa, veloz e muito objetivo no ataque. Até por ser baiano, carregado da cultura iorubá de origem nigeriana, torço de vera pelos ‘negão’.
- Às 17 horas a boa e eficiente equipe da Alemanha tem pela frente, em Porto Alegre, um docinho de abóbora: a frágil Argélia, surpresas entre os classificados, já fazendo história . Os ‘alemão’ tem um timaço e um dos goleadores da Copa, o avante Muller, com 4 gols marcados, ao lado de Messi e Neymar. Pode rolar uma goleada. 
- Na terça, em São Paulo, a Argentina encara o traiçoeiro ferrolho suíço. Conseguirão aferrolhar o Messi? Brincando, brincando ‘los hermanos’ estão com 100% de aproveitamento até aqui, mesmo sem jogar tudo o que se espera deles. ‘La Pulga’ vem decidindo os jogos. 

- No outro duelo do dia, 17hs, em Salvador, Bélgica x EUA. Os baianos esperam mais uma goleada, seja pra lado for, pouco importa, queremos é gols ! 
*
Resenhando:

- No duelo dos treinadores alemães - Joachim Low/Alemanha x Klinsmann/EUA – venceu o time europeu por 1 x 0 gol de Muller, sem armações ou mutretas entre os amigos treinadores germânicos. A partida aconteceu numa Recife inundada por chuvas torrenciais desde a noite anterior, mas com o ótimo gramado enxuto. Os americanos se empregam a fundo. 

- Portugal venceu Gana (2 x 1 ) num joguinho sofrível, no Mané Garrincha/Brasília. Cristiano Ronaldo perdeu algumas chances claras e fez um, o segundo, que de nada valeu. O gajo ‘melhor do mundo’ sai da Copa cabisbaixo, vai se entocar um tempo na sua Ilha da Madeira, curando as mágoas, as feridas brasileiras e penteando os cabelos. Os jogadores de Gana, suponho, terão problemas ao desembarcarem... se não com os torcedores, com certeza com as autoridades esportivas ganenses que criaram um clima ruim para a equipe por problemas de remuneração: o que teria sido acertado com os atletas não foi cumprido. E o bicho pegou, fizeram uma greve de treinos e ameaçaram não ir a campo. Até que ... 

*
- No fim de tarde da quinta, a frágil Coreia do Sul perdeu ( 1 x 0) para a Bélgica, no Itaquerão, sem surpresas; em Curitiba a Argélia empatou ( 1 x 1 ) com a Rússia, mandando os russos pra casa, a fim de cuidar mais cedo dos preparativos para a próxima Copa, em 2018, lá no frio Norte... Enquanto os africanos do norte, do mediterrâneo, faziam história em campo, classificando-se pela primeira vez numas oitavas de final de Copa. Foi impressionante ver os rostos dos argelinos torcendo, rezando, chorando, comemorando o feito, em nome de Alah! 
**

Que Copa Louca ! 

Como se não bastassem as surpresas da bola – goleadas, a classificação meritória da Costa Rica, a outra, nem tão meritória assim, da Argélia, a eliminação da campeã Espanha, do Portugal de Cristiano Ronaldo, da Itália tetra de Pirlo, da Ingaterra inventora do futebol – tivemos ainda fatos inusitados como a classificação do Uruguai a dentadas e o ‘acode-acode’ em dinheiro vivo, verdinhas chegadas de avião e bofetes do jogador Muntari num dirigente de Gana, tudo isso por causa de uma premiação prometida pela Federação Ganesa e para que os atletas africanos pudessem entrar em campo e jogar contra Portugal, sua derradeira partida na Copa. Muntari e Boateng, lideres do grupo, foram afastados da delegação. 

Bufunfa gorda

Aliás, sobre os distúrbios na delegação de Gana e a ‘solucionática’ encontrada às pressas para que não acontecesso um inusitado ‘WO’ na Copa, ficam perguntas no ar: 
- Como entraram ‘legalmente’ no Brasil as maletas cheias de dólares? Como vão sair do país, ‘legalmente’ esses dólares que estão no bolso dos jogadores, já de sacolas prontas pro retorno às suas origens? E qual a origem, de vera, dessa ‘bufunfa’ toda? Tudo Fifado e liberado?
*
Dentada dolorida 

A mordida do dentuço e descontrolado Luizito Suarez no zagueiro Chiellini, da Itália, custou caro ao jogador e pode (ou não?) afetar o rendimento da equipe uruguaia na competição. O craque artilheiro, por ser reincidente em dentadas e já ter sido punido até por atos racistas contra colegas de trabalho, foi castigado severamente pela Fifa: suspenso por nove jogos oficiais e quatro meses ausente dos estádios. Fora da Copa do Mundo e carreira arruinada. Os uruguaios choram, mas ...
 
Aquela dentada foi mais que uma cotovelada, do que um carrinho por trás, uma solada, tão comuns na disputa pela bola. Foi até mais chocante do que aquela cabeçada do Zidane no zagueirão italiano Materazzi, que lhe xingou a mãe, na final de 2006 . Não tinha bola em disputa, não foi um lance de choque, nada... o uruguaio dotado de protuberâncias dentais simplesmente atacou o robusto zagueiro da azzurra, seu marcador, pelas costas, com uma mordida no ombro, quase no pescoço, vampírica, sem ‘quê nem porquê’, como se tivesse perdido o juízo. Fruto de algum distúrbio, certamente, impensável num atleta de ponta de um esporte coletivo de atrito corporal constante como o futebol. E não dá pra tergiversar sobre o lance com tantas câmaras mostrando em close ele avançando sobre a vítima, dentões à mostra. 

Lamentável mais ainda porque Suarez há menos de dois meses operou um dos joelhos e sacrificou-se em semanas de tratamento e fisioterapia intensivos para poder atuar nessa Copa. Conseguiu se recuperar de forma surpreendente. Na sua estréia, na partida anterior, contra a Inglaterra, foi decisivo, fez os dois gols da vitória uruguaia (2 x 1) e chorou de emoção no ombro do fisioterapeuta. Um ídolo, querido pelos colegas de equipe, vivido... o que teria acontecido com ele naquele instante da mordida? 
*
Puyol ! 

A Fifa anunciou que o espanhol-catalão Puyol, ex-jogador do Barcelona e zagueiro capitão do time campeão na Copa da África, entregará o troféu de Campeão do Mundo 2014, no Maracanã, no dia 13 de julho. Um afago nos espanhóis, uma das grandes decepções neste mundial. Puyol em si já é um troféu. 
*
Fonte de arte 
A Fonte Nova, o estádio das goleadas na primeira fase da competição, vai abrigar o jogo Bélgica x EUA, pelas oitavas, no dia 1 de julho, véspera da festa maior da Independência da Bahia, o Dois de Julho. 

Intrigam-me algumas queixas lidas de que o gramado da Fonte não está em boas condições, até porque nos primeiros jogos lá, ele, o gramado, foi avaliado como um dos três melhores do país, na Copa. O que teria acontecido então em 15 dias? Alguma praga? Descuido da Fifa, que está responsável pelo estádio? Olhando de cima e pela tevê parece um tapete. Cabe esclarecimentos. 
*
Desculpem-me, não consigo chamar a Fonte Nova de Arena – aquele espaço onde os romanos antigos estripavam-se e atiçavam pessoas para serem devoradas por leões famintos. Sempre vejo a Fonte Nova como um estádio – mais para o espaço onde os gregos antigos competiam esportivamente, dançavam e faziam saraus de poesia, na bela Atenas. Na boca daquele belo Dique dos Orixás, a Fonte Nova tem mais a ver com arte do que com violência. Baianices. 
*