Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ROLA a bola no NORDESTÃO com BAVI na parada, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Copa do Nordeste (o Nordestão) será jogada com uma bola nova, chancelada pela Pênalty e fabricada em Itabuna com todos os requintes tecnológicos exigidos pela FIFA. A bola tem nome: Asa Branca
18/01/2014 às 09:39
Começa no fim de semana a Copa do Nordeste, primeira grande competição do ano, que tem a participação de Vitória, o atual campeão baiano, Bahia e Vitória da Conquista. Para a dupla Ba Vi é a chance de arrumar a equipe, já que os dias da pré-temporada foram curtos. Mas o torcedor não quer saber, vai cobrar o título. Lembremos que no ano passado o Bahia caiu fora logo na primeira fase da competição e o rubronegro sobrou logo depois, num duelo estranho com o Ceará. 


Grupo A

O Vitória está no Grupo A, ao lado de América de Natal, Confiança e Sergipe. O time baiano é o favorito nesse grupo, até porque tem o elenco mais caro ( 2 milhões/mês), uma equipe aprovada no ano que passou, manteve a base e a comissão técnica. O único problema é o pouco tempo de treinamento. O time, no decorrer da competição vai ganhar corpo e uma zaga nova e mais consistente, já que está contratando dois zagueiros rodados para substituir as perdas de Victor Ramos, Gabriel Paulista e Renato, que se foram. Trata-se do argentino Ferrari e do ex-botafoguense Rodrigo Defendi que já atuou na Europa. No mais, continua com o goleiro Wilson, o lateral Ayrton, Dão (outro recém contratado) deve estrear no miolo da zaga ao lado do garoto Josué e Mansur na lateral esquerda, Cáceres, Escudero e Juan pelo meio campo, mais Marquinhos e Dinei à frente. Certamente essa é a equipe base. 

O Vitória estréia no domingo, começo da noite, contra o América do Rio Grande do Norte, no Barradão. 

O América é, teoricamente, o segundo favorito para classificar-se no Grupo A. O time faz parte da Série B no Brasileirão e começou a treinar desde 9 de dezembro; portanto o grupo potiguar deve estar melhor fisicamente que os baianos. 

Ainda fazem parte do grupo A dois times do vizinho estado de Sergipe: o Confiança e o Sergipe, atual campeão estadual.


Grupo B

Mesmo com um grupo novo, desconhecido até mesmo do treinador (que também estréia à frente da equipe) o Bahia posta-se como favorito do Grupo B, até pela camisa, pela história que tem e pela folha mensal de 2 milhões, a maior dentre os clubes que vai enfrentar. Claro que isso não conta muito (lembremos o que aconteceu no ano passado, uma desclassificação vergonhosa), até levando-se em conta o desentrosamento, a falta de tempo para que os atletas pudessem se conhecer melhor e se entrosar. Isso vai acontecer na competição, problema para a nova comissão técnica. 

Marquinhos vem treinando com Marcelo Lomba, Galhardo, Lucas Fonseca, Titi e Raul. Diego Felipe, Rafael Miranda, Talisca, Rafinha, Rhayner e Rafael. São os que estão regularizados e em melhor condição atlética para o jogo de estréia, domingo, fora de casa, 16h30m, contra o CSA de Alagoas, equipe da série D, no Brasileirão. 
As grandes contratações, de maior nome, que o clube fez ainda não jogam nessa primeira rodada: o paraguaio Pittoni, o meia Emanoel Biancuchi e o atacante Maxi, aquele mesmo baixinho que fez nome como goleador no Vitória o ano passado. A equipe carece de centroavante (o tal Jonathan, que veio da Europa, nem assentou cadeira, machucado, foi-se) e negocia com um chileno, camisa 9, um certo Sebastian. A equipe precisa, mais que tudo, de conjunto. A torcida anda eufórica, ávida por triunfos e títulos este ano. Veremos. É bom estrear com um bom resultado, até para chamar o torcedor, dar confiança. 

O time que mais provavelmente disputará a classificação, ao lado do Bahia, é o Santa Cruz do Recife, o tricolor coral pernambucano, clube que foi campeão da série C do Brasileirão no ano que passou e possui uma torcida mais do que fanática. O ‘Santinha’ está treinando desde o dia 26 de dezembro e a rivalidade Bahia x Pernambuco conta muito dentro de campo. O outro time desse grupo B é o Vitória da Conquista, sempre uma incógnita, hoje na série D do Brasileirão. Joga no sábado à tarde, em Pe, contra o Santa Cruz, uma pedreira pra começar. 

*
Grupos C e D 

O Grupo C é formado por Ceará, Treze de Campina Grande, CRB de Alagoas e Potiguar de Mossoró. Treze e Ceará são favoritos. O time cearense é serie B e o paraibano freqüenta a série C.

O Grupo D tem o favoritíssimo Sport do Recife, de retorno à série A, este ano, encabeçando. Na cola, o rival Náutico, que realizou uma temporada vergonhosa no ano que passou. A rivalidade entre eles é grande, o que torna a disputa imprevisível. Estão ainda no grupo o Botafogo da Paraíba, que vez em quando surpreende, e o Guarany de Sobral, time da série D e sem grandes pretensões. 

*

Toques: 

- Quem venceu o Nordestão (Copa do Nordeste) em 2013 foi o Campinense da Paraíba, lembram? Ganhou porque se preparou melhor que todos os concorrentes, treinou, ajustou a equipe com dois meses de antecedência e, sobrando fisicamente, engoliu um por um os adversários, zebrando a competição. Então fez um festona no sertão nordestino! 

- Classificam-se para a fase seguinte da competição os dois melhores de cada grupo. Da disputa entre os oito classificados, quatro se credenciam para as disputas semifinais. Teremos um campeão do Nordeste em 9 de abril. 

- Fonte Nova, Arena Pernambuco, Castelão de Fortaleza e a Arena das Dunas (em Natal), quatro estádios onde acontecerão jogos da Copa do Mundo 2014, serão palcos de partidas do Nordestão, como mandos de campo do Bahia, do Náutico, do Ceará e do América do RN. Desses, apenas a Arena das Dunas ainda não foi inaugurado oficialmente, e o será no Nordestão. 

- A Copa do Nordeste (o Nordestão) será jogada com uma bola nova, chancelada pela Pênalty e fabricada em Itabuna com todos os requintes tecnológicos exigidos pela FIFA. A bola tem nome: Asa Branca. Bem nordestino, homenagem a Luiz Gonzaga?

**

Baianão 

- Enquanto começa e rola o Nordestão, o Baianão prossegue nos campos baianos. A grande sensação, até agora, é a Catuense, que está retornando à primeira divisão do Campeonato Baiano. É líder invicto, somando 9 pontos, com três triunfos seguidos. Vale lembrar que nos anos 1980 a Catuense foi a sensação, segunda/terceira força do nosso futebol, só superada pelo Bahia, que foi o bicho-papão da década. De lá, surgiram Bobô, Zanata, Sandro, Luis Henrique, Wandick ... Olha a ‘catuca’ de volta! 
No final de semana, pelo Campeonato Baiano jogam : Jacuipense x Botafogo e Serrano x Feirense (no sábado, 17 hs); no domingo, enfrentam-se: Catuense x Bahia de Feira e Juazeiro x Galícia. 

Aos cinco melhores classificados desses oito acima juntam-se Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, já nos meados de fevereiro, para uma fase bem mais interessante e decisiva da competição estadual . O bicho vai pegar. 

**

Bola no TCA

Aqueles que curtem futebol e já sonham com a Copa do Mundo podem ver no foyer do Teatro Castro Alves a exposição itinerante “Brasil, um país, um mundo’, com vídeos, fotos, objetos – camisas, chuteiras, algumas peças raras... - e instalações interativas que contam um pouco da história do futebol brasileiro. A exposição tem foco na Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho) e percorre 12 capitais onde acontecerão jogos. A visitação é gratuita, das 9h às 18h, sempre de terça a domingo e até o dia 12 de fevereiro. Bom programa, leve os filhos, vá com a família. Bola é encantamento.