Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

1º DE ABRIL.brincadeira.É 7 de abril que Fonte abre

A dupla Ba Vi, ainda de ressaca após a vergonhosa desclassificação prematura da Copa do Nordeste, apenas treina, de olho no título do ‘baianão 2013’
04/03/2013 às 10:00
Não é um ‘primeiro de abril’: será dia 7 de abril, um domingo, a abertura oficial (ou inauguração, re-inauguração, como queiram) da nova Arena Fonte Nova, com shows, presença da presidenta Dilma e o clássico Ba X Vi valendo pelo Campeonato Baiano. Festança. Promessa do governador JW. Dessa vez acho que vai. 

   Vamos ver como vai funcionar a chegada e saída do estádio, para mim ‘o problema’ maior até então não resolvido, até porque o metrô de meia légua ...  nada!   E as tais obras no entorno ?  Os estacionamentos, os viadutos, os alargamentos, sinalizações, fluxo de trânsito ... 

  Lá dentro, será que vai valer a numeração dos assentos?  Restaurantes, lanchonetes, sanitários limpos...    Há uma expectativa  sobre o funcionamento dos equipamentos. Sabemos como são as coisas na Bahia, né ?   

  A rixa Bamor x Imbatíveis  é outro motivo de apreensão.   Que preservem, não arrebentem tudo logo no primeiro dia.  Que não arranquem pias e latrinas para levar pra casa. 

**
   
    Baianão e baianinho

   O Campeonato Baiano segue na sua primeira fase, a penúltima rodada.  Indigência técnica,  rendas fraquíssimas,  gramados horríveis, arbitragens (sobretudo bandeiras) infames.  Mas, ‘vamo que vamo’, isso é o ‘baianinho’. 

No dia 17 começa a segunda fase do campeonato, o ‘baianão’, já com a presença das equipes  do Bahia, Vitória e Feirense...  e mais os cinco classificados dessa primeira fase ora em disputa.  

Já estão classificados para continuar na disputa o Vitória da Conquista, o Juazeiro ...  e, quem sabe, Juazeirense, Serrano, Bahia de Feira... 

   Dois times de certa tradição já estão desclassificados e caíram para a segunda divisão do ‘baianão’ em 2014, degolados, imaginem: o Atlético de Alagoinhas e o Fluminense de Feira (que já foi campeão baiano duas vezes, na década de 1960). 

*
 
 Quem aposta? 

 A dupla Ba Vi, ainda de ressaca após a vergonhosa desclassificação prematura da Copa do Nordeste, apenas treina, de olho no título do ‘baianão 2013’.  O Bahia quer o bi e o Vitoria almeja retomar a hegemonia do futebol baiano. 

O torcedor do Bahia sonha com a Fonte Nova, a nova arena que será o local  do ‘mando de campo’ tricolor, lembrando da mística da velha Fonte, onde o time viveu seus momentos de maior glória. O torcedor rubro-negro, que se orgulha do Barradão, quer mandar também na nova arena e ditar regra desde o começo no pedaço.
 
 - Será uma arena tricolor ou rubro-negra? Quem viver verá.    

*

   Motivação especial

    Imagino que o Ba x Vi programado para o dia 7 de abril  tenha uma motivação especial para os dois clubes, sobretudo para os atletas que vão pisar pela primeira vez no novo gramado.  Afinal, vão escrever seus nomes na história.  

   Quem vencerá o primeiro jogo na Arena Fonte Nova?  Quem fará o primeiro gol ?  Quem será o destaque ?  
Motivo de orgulho para qualquer um, razãoa mais para um grande jogo de bola em campo.

  Qual torcida será a mais numerosa e mais vibrante no dia da abertura?  Quem vai mandar de vera no novíssimo caldeirão?   Vai ser um correria, de lado a lado, para comprar os 50 mil ingressos, com valor entre 35 a 50 reais, pelas primeiras informações oficiais. 


*

   Quem está melhor, no momento: o Bahia ou o Vitória? 

   Pelas bandas de Itinga, o treinador Jorginho testa mudanças (com relação ao time que vinha atuando)  na defesa, no meio campo e , sobretudo, no setor ofensivo. Pelos treinamentos até agora, o técnico pensa em colocar em campo como titulares: Lomba, Neto, Brinner (Démerson) , Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Helder e Rosales (o argentino); Adriano e Obina (no ataque).  

   Pelas bandas de Canabrava, o treinador Caio Jr também promove mudanças em todos os setores, sobretudo no miolo da zaga que foi responsabilizada pela desclassificação na Copa do Nordeste, apanhando de quatro do Ceará, no Barradão. O time que vem treinando como titular é Deola, Nino Paraíba, Cardoso, Vitor Ramos e Marcos (deslocado da direita para esquerda); Luis Alberto, Cáceres, Escudero e Maxi Biancuchi; Alan Pinheiro (ou Marquinhos) e Dinei.  O meio campo é dos ‘gringos’, como se vê. 
Sò em campo, jogando é que veremos quem tem farinha no saco. 

*

  Pela Copa do Nordeste, estão disputando a final : o Campinense e o  ASA.    O ASA de Arapiraca enfiou 1 x 0 no Ceará, em Fortaleza, com gol no finalzinho.  É mole ?  Os dois times cearenses fora.   Salve o futebol da Paraíba e de Alagoas. Dois times interioranos.  Surpresa ! Futebol é isso. 


*
  Pra fechar, segue um trecho da coluna do Tostão, sempre um toque de primeira: 

  “As declarações do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao jornal Estado de São Paulo, de que é a favor da anistia das dívidas e da isenção fiscal dos clubes, alegando que eles não visam lucro, são absurdas e demagógicas, no momento em que o futebol é, cada vez mais, um grande negócio, com grandes negociatas”