Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAVI tem que mostrar nova cara no Nordestão

Na quinta à noite, os devotados tricolores que foram a Pituaçu presenciaram a pior atuação da equipe (?) este ano. O time parecia uma mula arriada, sem força nem imaginação pra nada.
02/02/2013 às 12:47
Os torcedores da dupla Ba Vi vão estar de olhos bem abertos neste final de semana, quando os dois times praticamente definem se continuam ou caem fora da fase seguinte da Copa do Nordeste.  O Vitória joga fora, em Salgueiro, Pernambuco domingo à tarde. Já na boca da noite o Bahia enfrenta o ABC de Natal, em Pituaçu.
 
**

   Os dois times baianos precisam se redimir do fiasco do meio de semana, quando, na quarta-feira, o Vitória perdeu bisonhamente para o ASA de Arapiraca, em Alagoas : 2 x 0.  Perdeu ainda a invencibilidade e jogou tão mal que deixou os torcedores a pensar: terá sido a viagem de buzu, o vôo rasteiro de quase 500 km que estafou a moçada? O time em campo mostrou problemas na defesa, que continua atrapalhada no jogo aéreo; o meio campo não conseguiu trocar passes e o ataque não funcionou.  A equipe arrastou-se em campo, sem criatividade. 

*

Segundo o meia Cajá a culpa foi do gramado, segundo ele uma espécie de pasto: ‘Deviam botar os bichos pra comer esse capim’, disse nos microfones.   É bom alertá-lo que os gramados em que vai jogar o ‘baianão’  são bem parecidos ou piores,  exceto Pituaçu e Barradão. 

**

Na quinta à noite, os devotados tricolores  que foram a Pituaçu presenciaram a pior atuação da equipe (?) este ano. O time parecia uma mula arriada, sem força nem imaginação pra nada. Jogou uma bolinha infame e levou 2 x 1 do Ceará. Podia ser mais. Lomba levou gol do meio da rua, os laterais não foram uma vez sequer à linha de fundo, os zagueiros rifavam a bola, o meio campo desarrumado nem marcava nem conseguia passar, aquela distâaaancia entre a defesa e o ataque inoperante.  Feio, de dar medo.  Pergunto eu: terá acontecido de, após a viagem de sete dias pelo Nordeste (Natal e Fortaleza), a moçada  ter retornado à Salvador festeira e entrado ‘de com força’ na esbórnia ?  Cadê pernas? 

*
O fato é que, em campo, só o Ceará parecia querer jogar bola. E o treinador Ricardinho (aquele mesmo ex-meia de seleção que atuou há pouco tempo no próprio Bahia)  deu um banho tático em Jorginho, o Ceará marcando em cima e passeando no meio campo.  O treinador do time baiano, nos vestiários, após o jogo  culpou as cobranças da imprensa e do torcedor que teriam desestabilizado o grupo. Ora, sinhô me deixe!!!  Nem torcedor tinha pra valer nas arquibancadas e... boleiro que treme diante das cobranças é melhor mudar de ofício. Jogador de bola  trabalha sob pressão, é movido a pressão, pô ! Ainda mais num time de massa. 


**

A esperança dos torcedores da dupla Ba Vi é a entrada em campo dos reforços, dos novos contratados, sobretudo os ‘gringos’, que podem qualificar um pouco mais o futebol jogado, podem arredondar um pouco mais a bolinha  da dupla.  

O rubro-negro contratou o meia paraguaio Cáceres, o meia argentino Maxi Bianccuchi (que é o tal primo de Messi), e o outro ‘hermano’, o Escudero, este o mais conhecido de nosotros porque jogou o Brasileirão passado pelo Atlético (MG). 
 
O Bahia  tem para entrar no time o zagueiro Démerson, o lateral Magal, o volante Toró, um certo Pablo que seria polivalente, o atacante Obina, o manjado meia Adriano e... o gringo da turma, o argentino  Rosales, meia-esquerda, camisa 10, que diz estar chegando. Já vi ele aturar pela tevê, tem boa técnica mas não é nenhum Maradona.  

**

Futebolzinho fraco em campo, arquibancadas vazias...  até agora o torcedor não ‘pegou gosto’ por esse Nordestão. Talvez ou certamente por saber que se trata de uma competição destinada a experimentos, a formação de uma equipe  para disputar mais adiante o Campeonato Nacional, a Primeira Divisão. Pois não?  Pode até ser que no afunllamento da competição, quando (esperamos todos) ficarem os quatro melhores e os jogos forem decisivos... até pela rivalidade dos clássicos da região o torcedor volte a comparecer. 
Isso lá pra depois do Carnaval, né ? E se sobrar algum dinheiro .     

**

Se está assim desmotivado o Nordestão, imaginem o ‘’baianinho’!   Juazeirense X Serrano .. nesse calor, estádio desconfortável, campo ruim, sem craques em campo, arbitragem infame... Você encara? 


**

A nova Arena Fonte Nova  recebeu visitas ilustres essa semana: O porreta da Fifa, o ministro Aldo (que mal distingue uma bola de uma melancia), o Ronalducho e o baiano Bebeto. Viram a grama em plantação, as cadeiras das arquibancadas sendo parafusadas, a tal película de cobertura sendo esticada, trabalhadores pra lá e pra cá...  e ouviram renovadas promessas de que o estádio estará mesmo pronto, nos trinques em março.  
Ronaldo, pra não dizer que nada faz no seu cargo de assessor de P N,  chiou de que a  grande imprensa  não entrou ainda no clima de ôba-ôba que  ele imaginava e a Fifa deseja muuito, pra que tudo dê certo e alguns ganhem muuuito dinheiro...  Ele quer elogios pelo que tem sido feito. Ora !  E o que foi tão prometido e não tem sido nem será feito?   Um dia desses Ronaldo vira político, já tá ganhando postura. 
Não se afobe, Ronalducho, deixe a bola rolar.  Não vejo ninguém entusiasmado com seleção, copa ...  por enquanto é só carnaval, véi !

**

Por falar em Copa do Mundo, o cartaz/pôster da que a CBF apresentou e Fifa aprovou para o evento não agradou a ninguém, muito menos o pessoal que curte as artes gráficas... Tem muito branco, muitos bordados, uma pernocas turbinadas em forma de vê, dizem que insinuando o formato do mapa do Brasil ... Eu hein!  Mais parece cartaz de uma Copa Gay, com todo o respeito à moçada alegre.  Espie só ! 
**
E o novo (?) uniforme com que a Seleção vai jogar a Copa das Confederações ? Se na foto do Neymar vestido com ele não vier uma legenda apontando a gola pólo em verde... ninguém notaria diferença nenhuma  entre essa nova e a outra  ‘camisola’ amarela com que o time (na época de Mano Menezes) vinha jogando.  Pra Copa do Mundo, em 2014, já será outro modelito.  Vender e vender e lucrar, lucrar... é só no que pensam. 


**

E o novo estádio arena do Grêmio, hum ?  Os alambrados (ou aquela  cerca de metal) que separam a torcida do campo de jogo não resistiram à primeira ‘avalanche’ da torcida gremista e espatifaram-se no primeiro empurrãozinho. Por pouco não acontece uma tragédia gaúcha, mais uma.  
Acho a tal ‘avalanche’ uma estupidez  de turba desmiolada, mas a fragilidade do equipamento ‘moderníssimo!’ ... Deus pai!  Cês sabem o nome da construtora da tal Arena Grêmio, hein ?  É nossa bem conhecida e integra o consórcio que ora constrói a Arena Fonte Nova. Tá bom.