Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA PERDE INVENCIBILIDADE COM ERROS PONTUAIS

Bobeira da defesa do Bahia no jogo contra o Inter
23/09/2012 às 22:01
Mário Vieira
Forlan, o atacante uruguaio do Inter
   Êrros individuais tolos e o Bahia perdeu a invencibilidade no returno do Campeonato Nacional Série A, no estádio da Beira Rio, no frio de Porto Alegre - Internacional 3 x 1 Bahia. Sem desespero, o time até que encarou de igual para igual o Colorado, mas  entregou o jogo em vacilos pontuais.

    O primeiro , aos 13 minutos, quando Jussandro escorregou numa disputa de bola bem próximo da linha de fundo e se precipitou, tocando à toa na bola, que sobrou de frente para o meia Fred e ele encheu o pé na cara de Lomba, fazendo 1 x 0, quando o jogo estava equilibrado.

    O tricolor não se intimidou e criou duas chances de ouro para empatar. Numa delas , Elias entrou livre e na saída  do goleiro tocou de leve mas a pelota  raspou o poste.  Minutos depois, Souza perdeu, de cara com o goleiro Muriel.  O jogo equilibrado.  

   Aos 37', o meio campo do Bahia perdeu uma bola boba que estava dominada e proporcionou um contragolpe rápido e fatal do adversário, a defesa aberta; a bola foi cruzada da linha de fundo passou por Madson, desligado, e Forlan testou, de frente, fazendo 2 x 0. O tricolor sentiu o golpe, alguns jogadores tropeçavam na bola, errando passes banais.

   Na segunda etapa, Jorginho entrou com Cléberson em lugar de Diones e depois colocou Lulinha no lugar de Gabriel. O Bahia foi pra cima tentando o gol, ocupou melhor os espaços do  campo, trocou mais a bola, mas não conseguiu furar o bloqueio do Colorado, bem fechadinho, esperando o êrro do tricolor. O terceiro gol foi fatal, numa lance  de chutão:  Leandro Damião disputou a bola no alto com Danny Moraes, ganhou no corpo e, na arriada, lá de fora, acertou um chutaço no ângulo, pegando o goleiro Lomba na linha da pequena área, matando o jogo - 3 x 0.

   No resto, o Bahia tramou, tentou... errou muitos passes também, e o Inter  soube  administrar  o placar favorável com garra e inteligência.
 Lulinha quase marca aos 40', mas o ‘gol de honra' saiu já aos 45, nos pés de Cléberson, apanhando uma sobra na área do Inter.  Ganhou quem errou menos e soube aproveitar as chances, assim é o futebol.
*
Destaques no Colorado para a garra de Guiñazu, a presença do garoto Fred no campo inteiro, D'alessandro e o bom Leandro Damião, goleador, manhoso.
No Bahia, Madson voltou bem, apesar da falta de ritmo; o menino Jussandro falhou no gol e sentiu.  Diones e Helder bem abaixo do normal. Gabri
el retornou  de contusão e sentiu o tempo parado. Souza brigou apenas e Lulinha foi o melhor na segunda etapa.
  • O próximo jogo é contra o bom time do Botafogo (de Seedorf e Élkesson), em Pituaçu, no fim de semana.

    **
   Na série B, com os ventos todos a favor, o Vitória está carimbando o passaporte de volta à Primeira Divisão em 2013. No Sábado, Barradão cheio e vibrante, o rubronegro venceu o Goiás, concorrente direto, por 3 x 1, jogando bem.

Tudo começou a dar certo logo no começo, aos 2 minutos, quando, após um escanteio cobrado da esquerda a bola sobrou ‘na praia' para a perna esquerda de Helder que chutou mal, mas a bola pererecou e entrou mansinha - 1 x 0.

O Goiás empatou aos 16' com um belo chute de Renan Oliveira da entrada da área, a defesa do rubro-negro espiando o atacante ajeitar e mandar para as redes.Foi um primeiro tempo disputado, com outras chances lá e cá.
No começo da segunda etapa o Goiás assustou, num balaço do atacante Walter de fora da área que acertou o travessão.O time de verde parecia melhor em campo, mas ...o meia Marquinhos, que acabara de entrar, aos 23 minutos fez um belo cruzamento da direita, na cabeça de Helder que não perdoou - 2 x 0 , matando o ímpeto do time de Goiânia.
O Goiás não tinha outra alternativa senão atacar, abrindo-se na defesa ao contragolpe adversário: aos 25 minutos Tartá fez uma bela tabelinha com Dinei e fechou o caixão com um golaço!3 x 1.
*
Gabriel Paulista, senhor da zaga; Pedro Kem, o esperto Tartá e Helder foram os destaques, ao lado da vibrante torcida que encheu o Barradão e fez a festarubro-negra.
O Vitória continua líder, mantendo uma boa diferença para o segundo colocado, e está praticamente classificado, de volta à série A.