Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

CORAÇÃO TRICOLOR PADECE NA DISTANTE ANGOLA

Zé Barrêto está fazendo campanha politica em Angola
09/07/2012 às 08:02

Foto: Antonio Alvim
Botafogo atropela o Bahia desce a ladeira
- Anderson Silva ganhou a luta numa esquiva exata, que deixou o adversário à mercê. O negão é bom, rápido e plástico . Um dos grandes ídolos do esporte mundial. Carismático, bestial ! Homem suados surrando-se, agarrando-se, sangrando... francamente, não é coisa que, nessa fase de vida, goste de ver. Mas Anderson Silva me lembra, no jogo de esquivas, o lendário Muhammed Ali, boxeador maior.
Quando eu era garoto, pré-adolescente (adolescente macho adora uma porrada), gostava dos feitos de Valdemar Santana, no ringue do Balbininho, anos 5060 do século passado. Era chamado de Leopardo Negro. Bateu até nos Gracies. E gostei de Èder Jofre, o melhor de todos os boxeadores brasileiros. Desculpe-me, Popó, mas ... eu vi.
**
- Sofro de longe com a pífia campanha do Bahia no Brasileirão. Jogando aquilo que jogou contra o Botafogo, no Rio, tá rolando pro despenhadeiro do rebaixamento. Aquele primeiro gol levado é uma vergonha, a defesa totalmente desarrumada, as laterais omissas, a cabeçada livre... coisa de baba de praia.
Mas, francamente, é possível se dar bem numa Série A com Fabinho na lateral direita e Helder de lateral esquerdo? São jogadores de meio, sem velocidade defensiva eou ofensiva . Mancini, Kléberson ... aooonde ? O Inter traz Forlán e quer Ganso; o Botafogo emplaca Seedorf; o Atlético MG tem Ronaldinho Gaúcho, o outro levou Loco Abreu, o Flamengo quer Riquelme ... e assim por diante.
Ora, há muito tempo Mancini e Kléberson não jogam como titulares, fim de linha, e são essas as ‘estrelas da companhia' ? Não enganam tais contratações de alto risco. Enquanto isso... Madson, Coelho, Ávine, Jeferson ... não curam nunca. Confiamos ainda no Falcão ? Como padece o coração tricolor, de tão longe.
**
- Enquanto o rubro-negro parece que desta vez vai ... Vem dando mais sorte do que tem jogado bola. Vai aproveitando os ventos favoráveis e somando pontos. O êxito na segundona não é conseqüência de se jogar bom futebol, mas sim de ganhar os jogos. Não perder em casa, brigar pela bola até o fim e... buena suerte. Aquele gol aos 49 minutos da etapa final foi ‘artes' de um velho Bahêa.
**
- O Corínthians é o Campeão da Libertadores por mérito tático. Tite armou uma equipe sem grandes craques ( Paulinho é o melhor), com pegada defensiva italiana. Faz gol no erro adversário e marca implacável. Sem brilho, eficiente. Na final pelo título mundial, no Japão, em dezembro, o ‘timão' paulista enfrenta o Chelsea, inglês. Pelo estilo de jogo fechadinho de ambos é jogo pra 0 x 0 e decisão nos pênaltis.

*
E as Olimpíadas de Londres estão nas bocas. Quantas medalhas brasileiras? Em que esporte? No vôlei, o time de Bernardinho parece não ser mais aquêle. No futebol nunca conseguimos ser campeões . Mais uma chance de ouro tem o Neymar para se firmar como um dos melhores do mundo. Ou vira um blefe. Oscar, Hulk, Damião ... dá algum samba ¿ Jogos Olímpicos são bonitos de ver pela telinha.

**
Zédejesusbarreto, de Luanda, Angola.


 
voltar