Turismo

17º FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PRADO SUPERA AS EXPECTATIVAS

O festival foi um sucesso de público
Comuniquese , Salvador | 10/10/2023 às 14:55
Prado
Foto: Divulgação

Com recorde de público, foi aberto oficialmente na última sexta-feira, 06 de outubro, o 17º Festival Gastronômico e Cultural de Prado, na Praça da Matriz da cidade. Gastronomia e turismo deram o tom ao evento que prossegue até 22 de outubro, reunindo 74 estabelecimentos participantes.

 

Os estabelecimentos de Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau apresentam seus cardápios baseados no tema central do encontro: “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”. O festival compreende seis categorias diferentes: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks.

 

Realizado pelo Sebrae, Prefeitura de Prado, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Senac, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (ACISA), e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o festival tem o patrocínio do Banco do Nordeste – Governo Federal, Bahia Pesca e Bahia Turismo – Governo do Estado.

 

Na abertura, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, disse que o festival alimenta o setor gastronômico da região e os outros segmentos da economia. “É uma ação de mercado importante”, frisou. Acentuou que é uma “satisfação realizar conjuntamente o evento desde a primeira edição”.

 

Disse também que os participantes foram desafiados a trabalharem a sustentabilidade. De acordo com Alex, o restaurante que apresentar o melhor case ligado a essa temática será presenteado. Mencionou duas novidades desta edição: a Cozinha Show e a tenda sensorial.

 

Para a presidente da Acisa e diretora da Aprhope, Geise Langa, o caráter regional do Festival sempre foi o destaque do evento. “Nós pensamos sempre em Costa das Baleias. A gente é uma grande família. Toda vez que tem o evento de alguém, a gente faz questão de estar presente. Esse será mais um belo festival e convidamos a todos para virem”.

O presidente da Abrasel, Alex Di Pasquale, disse que é um grande prazer estar na 17ª edição do Festival. Declarou que “é muita história. Olhamos sempre para o evento com admiração, como modelo mesmo. Com certeza, será um grande sucesso”.

 

“Todos se envolvem justamente por compreender a importância para o segmento gastronômico. O legado é fazer também com que o Senac aumente e fomente as capacitações”, disse Nanci Costa, gerente do Senac, ao resumir que tais festivais movimentam toda uma cadeia produtiva.

 

A secretária de Turismo e Cultural de Prado, Iracema Ribeiro, ressaltou que a edição privilegia a sustentabilidade, mencionando que “a gente fica muito feliz com toda essa capilaridade que o evento vem tomando e as possibilidades de negócio. Tenho certeza que irá superar todas as expectativas”.

 

Eliana Alves, presidente da Aprhope, observou que o evento cresceu muito, colocando a região “no mapa do turismo e isso nos dá muito orgulho. Isso não seria possível sem nossos parceiros”.

 

Gilvan Santos, prefeito de Prado, considerou a relevância de realizar o evento em sua 17ª edição. “Nosso município só tem a se fortalecer com esse evento, gerando emprego e a economia crescendo bastante. Vamos trabalhar a cada ano para o festival se tornar ainda melhor”.

 

A abertura do evento contou com a apresentação musical da Orquestra Filarmônica Lira Pradense e o prestígio de autoridades, a Família Bee e comunidade em geral.

Impressões

 

A proprietária do restaurante Sorriso Baiano, que venceu na edição do ano passado do Festival, da Carolina Silva Lima assegurou que o Festival é um evento que traz visibilidade para a cidade, além de gerar emprego e movimentar o comércio local. 

 

“Estamos felizes que as expectativas estejam sendo superadas. No primeiro final de semana, já registrando aumento na vendas d as vendas do Prato e do Drink superaram as vendas do ano passado, no mesmo período, para os próximos dias estamos projetando um aumento de 20% no faturamento com relação ao Festival do ano passado, aproveito para parabenizar a organização pela divulgação do Festival Gastronômico na cidade, a inciativa de criar envolvimento com a população local trouxe uma nova perspectiva para todos nós, hoje o cliente chega no estabelecimento sabendo que o Festival está acontecendo, a cidade está totalmente envolvida e respirando o Festival Gastronômico o que é lindo de se ver.

 

Márcia Marques, proprietária do restaurante Banana da Terra, afirmou que o festival está sendo um sucesso e que só ouve elogios por parte dos turistas. “O nível dos pratos apresentados está altíssimo e a cozinha show trouxe uma dinâmica que envolve a todos, gerando um clima de alegria e emoção com as histórias que estão sendo contadas. As apresentações culturais também mostram a força da nossa história”, frisou.

 

A empresária Alusca Gomes da Silva, moradora de Prado, participou da Cozinha Show e disse que amou. “Fiquei maravilhada com a inovação do Festival Gastronômico desse ano, que veio com essa grande novidade, trazendo cozinheiros profissionais renomados não só de nome mais de história de vida, que é exemplo de superação, força e coragem”. 

 

De acordo com ela, mais uma vez o Festival Gastronômico de Prado vem se superando cada vez mais, valorizando a cidade, a cultura e desenvolvendo o comércio local. “Está tudo muito lindo, muito organizado, parece um evento de cidade grande”, observou.