Turismo

1º FESTIVAL TEMPEROS DE CABRÁLIA ACONTECERÁ EM NOVA DATA

O Festival terá seu início no feriado de Independência, período de alta demanda turística
Komunic , Salvador | 12/07/2023 às 14:13
1º Festival Temperos de Cabrália acontecerá em nova data: 7 a 17 de setembro
Foto: Divulgação

De 07 a 17 de setembro acontece o 1º Festival Temperos de Cabrália. O evento tem a proposta de homenagear a rica culinária afetiva produzida a partir dos insumos regionais, proporcionando uma verdadeira jornada gastronômica pela história e cultura local. O Festival é realizado pela Abrasel e correalizado pelo Sebrae, Senac e Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

 

Posicionada estrategicamente como marco histórico da chegada dos portugueses ao Brasil, e um dos principais municípios da Costa do Descobrimento, Cabrália será palco de um evento que busca enaltecer a tradição culinária afetiva da região. Os ingredientes locais, como frutos do mar (peixes, camarão, lagosta), alimentos de herança indígena (mandioca e seus derivados), de herança africana e nordestina (azeite de dendê, leite de coco, banana da terra, carne de sol etc) e frutas tropicais (coco, abacaxi e outras), serão a base das receitas criadas pelos estabelecimentos e chefs participantes.

 

As categorias de participação são Para Comer, Para Beber e Para Adoçar, e cada preparo tem a missão de contar um história que se relacione afetivamente com o chef/estabelecimento e a própria Cabrália, estabelecendo uma estreita conexão entre o tema do evento e as experiências culinárias proporcionadas aos visitantes. O Festival será uma oportunidade única para explorar não apenas o paladar, mas também a cultura e as belas paisagens de Santa Cruz Cabrália e seus distritos: Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú.

 

Um dos destaques do município é a presença Pataxó: Cabrália possui a maior concentração de indígenas do estado da Bahia, e tem 8 aldeias no total. Essa influência é percebida nas cores e sabores da cidade, além de oferecer diversas possibilidades de Turismo de Experiência.

 

Para além da degustação e diversas opções de atividades no município, o Festival prevê ainda: uma Mostra Criativa com produtos locais; um espaço dedicado a realizações de apresentações culturais, incluindo atividades para o público infantil, e ainda a Cozinha Show, com chefs convidados.

 

Para mais informações acompanhe o instagram @temperosdecabralia.

 

SERVIÇO

O que: 1º Festival Temperos de Cabrália - Gastronomia com Afeto

Onde: Santa Cruz Cabrália e seus distritos de Coroa Vermelha, Santo André e Santo Antônio.

Quando: 07 a 17 de setembro de 2023

Realização: Abrasel

Correalização: Sebrae, Senac e Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

Instagram: @temperosdecabralia