Turismo

EM FESTA, LISBOA ESBANJA ALEGRIA E CORES

Está aberta a temporada das "Festas de Lisboa", promovendo a interação entre gêneros artísticos distintos, sem esquecer as tradições
Lívia Aragão , Salvador | 18/06/2023 às 15:44
Festas de Lisboa
Foto: Divulgação

Enfim, uma das épocas mais aguardadas por turistas do mundo inteiro e cidadãos portugueses, está de volta. As tradicionais “Festas de Lisboa” já começaram e prometem 30 dias de muita diversão, cor, música, dança, comidas e bebidas típicas e, claro, manjericos (considerada a erva dos apaixonados) espalhados por todo o lado.


Realizada anualmente no mês de junho, esta edição conta com mais de 40 eventos e 16 arraiais, de diferentes expressões artísticas, reunindo o público para uma comemoração coletiva e multicultural, onde as ruas da cidade cosmopolita enchem-se de luzes coloridas, correntes de papel e guirlandas luxuosas, ao cheiro inconfundível de sardinhas assadas, à venda em restaurantes e no exterior das casas, abrindo o apetite até de paladares mais exigentes.


Tão populares e, de certa forma, semelhantes à farra de São João daqui, a celebração lisboeta é um convite irrecusável aos turistas brasileiros. As festas ocorrem nas ruas dos bairros mais carismáticos, como Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo e Mouraria, permitindo uma reciprocidade entre o tradicional e o alternativo, a renovação e a inovação — características marcantes da capital anfitriã. Com uma programação intensa, as festividades abrangem desde as tradicionais marchas, arraiais populares, desfiles, casamentos e exposição dos Tronos de Santo Antônio, passando pelos Fados no Castelo, com vista única sobre a cidade e o Rio Tejo e inesperados encontros artísticos, até chegar aos concertos, intercalando os clássicos com novas sonoridades nas músicas de astros do pop/rock regional.


Um dos maiores destaques é a “Festa de Santo Antonio”, habitualmente comemorada na noite do dia 12, com cerca de 20 grupos folclóricos competindo contra os bairros vizinhos, em um desfile expressivo ao longo da icônica Avenida da Liberdade.


A estreia deste ano fica por conta de “Santos no Tejo”, em cartaz até o próximo dia 12, na Doca da Marinha (zona ribeirinha central do rio). Com foco na música, há concertos diários de cantores portugueses de renome, bem como jogos folclóricos e barracas com comidas para toda a família.


Também faz parte do calendário, a 25ª edição do “Arraial Lisboa Pride”, o maior acontecimento LGBTI+ de Portugal, previsto para o dia 24, na famosa Praça do Comércio. Um dos mais concorridos e coloridos da região, o evento recebeu, no ano passado, em torno de 100 mil visitantes.


A programação completa de “Festas de Lisboa” pode ser conferida em: https://egeac.pt/festas/festas-de-lisboa/ .

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)


O Turismo de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Tem cerca de 900 membros associados. Desde a sua criação em 1998, o principal objetivo desta associação tem sido melhorar e aumentar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, melhorar a qualidade e competitividade.


Mais informações:

https://www.visitlisboa.com/pt-pt 

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

https://twitter.com/TurismodeLisboa