Turismo

AEROPORTO DE MADRID SEGUE FECHADO DIANTE DA NEVASCA FILOMENA

Com informações del diário ABC
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/01/2021 às 10:36
Barjas sem operar
Foto: ABC

No dia seguinte à grande nevasca em Madrid, espera-se ser o início do regresso à normalidade. Vai ser muito lento. Durante a manhã de domingo, a Comunidade permanecerá incomunicável e o Aeroporto Adolfo Suárez-Madrid Barajas e o serviço ferroviário –Renfe e Cercanías– permanecerão suspensos pelo menos durante toda a manhã. Será à tarde quando, se as condições meteorológicas o permitirem, a atividade é restabelecida em ambos os casos e não na sua totalidade.

Embora a nevasca tenha parado na tarde de sábado, o cenário é o mesmo de 24 horas atrás e a região permanece em suspense. A Empresa Municipal de Transporte (EMT) e os ônibus intermunicipais continuam inativos, as estradas estão fechadas e o Metrô funciona apenas como meio de transporte. Conforme relatado pelo ABC, a rede suburbana permaneceu aberta a noite toda para promover a mobilidade dos residentes de Madrid.

A Câmara Municipal da capital também pediu que ninguém recolhesse os carros que ficaram para trás na M-30 na sexta-feira, no início da nevasca. Embora já existam áreas claras no anel viário, isso pode levar a um novo colapso em outras seções. Fontes municipais informaram que os serviços municipais de Calle 30 e EMT ficarão encarregados de transportar os veículos gratuitamente para um armazém municipal, com guindastes e limpa-neves. «Poderão deslocar-se para este depósito para o seu veículo quando a mobilidade nas estradas e ruas da cidade estiver garantida. Este serviço também será realizado gratuitamente », explicaram.


Assim, o aeroporto de Barajas continuará fechado até que a situação seja analisada e as condições sejam favoráveis ​​para a retomada das operações aéreas. "A situação em Barajas continua complicada, pois a segurança aeronáutica exige condições que não existem na estrada, de modo que as operações não podem ser retomadas se houver neve nas margens ou se o nível de atrito não for o ideal" disse no sábado o Ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, José Luis Ábalos. Aena e Enaire, gestoras do espaço, vão se reunir esta manhã para avaliar a situação. A prioridade, destacam o ministério, é garantir a presença de pessoal crítico, como controladores de tráfego aéreo. Embora já existam duas pistas desimpedidas, o protocolo exige extrema cautela devido à presença de gelo.