Turismo

Praia do Forte é alternativa para quem prefere Carnaval mais tranquilo

Os tradicionais bloquinhos de rua são opções gratuitas e podem ser acompanhados todos os dias do Carnaval pela vila
Lume Comunicação , Salvador | 12/02/2020 às 18:13
Praia do Forte é alternativa para quem prefere Carnaval mais tranquilo
Foto: divulgação
Carnaval, na Bahia, pode até ser sinônimo de trio elétrico e uma multidão nas ruas, dentro e fora das cordas e camarotes. Mas, há alternativas também para quem curte tranquilidade e uma folia mais tradicional, com direito a fanfarras, bloquinhos de rua e cortejos. Um exemplo disso é a Praia do Forte, um dos destinos mais procurados por turistas ao longo do ano e que, durante o Carnaval, dispõe de atividades culturais, shows, além de manifestações artísticas gratuitas para nativos e visitantes.
Devido a grande movimentação para o período, empresários da região já se preparam para a alta procura, sobretudo na área de hospedagem. De acordo a proprietária do Hotel Via dos Corais e membro da Turisforte, Rosa Brandão, quem desejar curtir o Carnaval em Praia do Forte, precisa se antecipar, pois a demanda já está grande, desde o final do ano passado. Além de estrutura para receber pessoas de todas as idades e, até mesmo pets, o Hotel também sediará um dos eventos mais esperados do vilarejo: o Cortejo do Forte, pré-carnaval mais badalado e elegante da região, que será realizado no dia 15 de fevereiro, com concentração às 15 horas, no estabelecimento.
Outra atração também muito aguardada é o desfile dos Caretas, um exemplo vivo de preservação cultural na região. Segundo a lenda disseminada entre os nativos do vilarejo, a tradição vem do tempo da escravidão quando, durante o Carnaval, os senhores permitiam que os escravos se manifestassem culturalmente, sendo ainda uma forma de cultuarem deuses e divindades. Com máscaras que remetem a animais e vestidos com tecidos pretos e muitas folhagens, os Caretas seguem "aterrorizando" os foliões que se encantam com tamanha originalidade.
Os tradicionais bloquinhos de rua também são opções gratuitas e podem ser acompanhados todos os dias do Carnaval pela vila, sem a necessidade de grande deslocamento, sendo ideal ainda para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Além dos diversos blocos, a programação carnavalesca contempla ainda apresentações de bandas, gratuitas, no Coreto da Vila.
Além das atrações programadas para o período, a Praia do Forte tem atrações fixas que encantam visitantes. Praias cristalinas e quentes e contato direto com a natureza são algumas das vantagens em passar esse período do ano, no local. Os turistas contam com opções de lazer como as visitas ao Projeto Tamar, andar de bike pelo Parque Klaus Peters ou assistir ao pôr do sol no Castelo Garcia D'Ávila. Existem também outras atividades como andar de quadriciclo, fazer trilhas na Reserva Sapiranga, mergulhar nas piscinas naturais, praticar stand-up na Lagoa Aruá, dentre outras. A antiga vila de pescadores conta ainda com diversas opções de restaurantes, comércio variado com grandes marcas e muito artesanato.