Turismo

Desembarque internacional no aeroporto de Salvador cresceu 18% em 2019

O principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia foi a Argentina
Ascom Setur , Salvador | 06/02/2020 às 14:29
Jetsmart
Foto: Daniel Meira

A movimentação no desembarque internacional no aeroporto de Salvador cresceu 18% em 2019, quando comparado a 2018. O número total passou de 177.906 para 209.940 passageiros, de acordo com o balanço da Vinci Airports, que administra o equipamento. O principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia foi a Argentina. Foram 112 mil, representando mais da metade dos visitantes que passaram pelo aeroporto da capital baiana no ano passado.

O ranking segue com Chile e Uruguai, empatados. Cada país enviou 16 mil turistas, sendo que este último teve crescimento de 12%. Em seguida vêm Estados Unidos, com 14 mil, e Portugal, com 12 mil (incremento de 37%). Da Itália chegaram a Salvador 10 mil passageiros, enquanto Alemanha e França ficaram com 8 mil cada um.

“Salvador é o principal portão de entrada da Bahia, especialmente para os turistas estrangeiros. A nossa expectativa é que esse crescimento continue no ano de 2020, considerando o trabalho de promoção do destino Bahia em outros países e o esforço do Governo do Estado para atrair novos voos”, explica o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco.

  Recentemente, a Bahia passou a ser destino de voos de companhias de baixo custo, a exemplo da JetSmart, que iniciou operações entre Santiago (Chile) e Salvador, no final de dezembro. Os voos são diretos e sem escalas, com duração de 5h30. A expectativa da companhia é trazer mais de 30 mil chilenos para conhecer a Bahia durante este ano.