Turismo

POR DO SOL NO FAROL DA BARRA É UMA DAS ATRAÇÕES DA CITY NO VERÃO

Pôr do sol abrilhanta ainda mais pontos turísticos de Salvador na temporada de verão
Da RFedação , Salvador | 14/12/2019 às 11:19
Por do Sol
Foto: Max Haack


Contornada pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Todos-os-Santos, Salvador tem um pôr do sol atraente e emoldurado pelo azul do mar. O fim de tarde soteropolitano se transforma em um verdadeiro espetáculo se observado de alguns pontos turísticos da cidade. A balaustrada do Elevador Lacerda, na Praça Municipal; a praia do Porto e o Farol da Barra, na Barra; o Forte de São Marcelo e a Ponta do Humaitá, ambos na Cidade Baixa, são alguns dos lugares privilegiados para assistir o cair do sol.

No Porto da Barra, ver a despedida do astro rei é quase um ritual. Seja no calçadão da orla ou na areia da praia, baianos e turistas acompanham a despedida da luz solar até que desapareça. O adeus é sempre marcado por uma forte salva de palmas. A mística também toma conta dos finais de dias ensolarados no Farol da Barra. Quando se aproxima o horário do pôr do sol, o gramado fica cheio de turistas e moradores, que aguardam com entusiasmo a noite chegar.

Para os turistas que vêm a capital baiana conhecer o Elevador Lacerda, fazer a visita no cair do sol é uma ótima pedida. Assistir ao espetáculo da Praça Municipal encanta pela vista do elevador, do Mercado Modelo, do Forte de São Marcelo e da Baía de Todos-os-Santos.

Demais locais – A calmaria das praias da Península Itapagipana torna o pôr do sol atraente e convidativo. No finalzinho do dia, o local é destino de famílias, casais de namorados e turistas, que podem escolher se vão contemplar o crepúsculo a partir da igreja, do mosteiro, do farol ou do píer. Seja de qual for o ângulo, o fim de tarde naquela região é sempre um espetáculo.

Uma outra experiência fantástica é ver o encerramento do dia na praia da Gamboa de Baixo, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM). A praia é bem pequena e a faixa é de pedra, em vez de areia. O Largo de Santo Antônio oferece visão panorâmica em ambiente é pacato e pouco movimentado: uma praça com árvores, bancos e parques para crianças. Para quem quiser mais movimento, a localidade tem uma série de bares e restaurantes que também têm vista privilegiada para prestigiar a despedida do astro rei.

Fato é que são inúmeros os lugares na capital baiana para apreciar esse show gratuito da natureza. Além dos tantos locais já citados, há ainda o Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna, as praias da Paciência, no Rio Vermelho, de Itapuã e do Jardim dos Namorados, assim como o Porto de Salvador, no Comércio.