Turismo

Prefeitura inicia obra para Casa da História e Arquivo Público dia 24

Com informações da Secom PMS
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/10/2019 às 17:28
Casarão grifado de amarelo ao lado do Museu da Música
Foto: PMS


A Prefeitura inicia nesta quinta-feira (24), às 16h30, as obras de construção e restauração da Casa da História e Arquivo Público Municipal. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito ACM Neto na Rua Portugal, na Praça Cairu (defronte ao Mercado Modelo).

O equipamento, que tem investimento de mais de R$ 27,4 milhões, terá obras executadas pelo Consórcio Prodetur - Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Consultoria e Construtora BSM. A obra tem previsão de execução de 15 meses.

Os recursos da construção e restauração estão garantidos pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O equipamento será construído em um conjunto de um casarão e dois terrenos na Rua Portugal, na Praça Cairu. O casarão, que será mantido e restaurado, abrigará a recepção do equipamento, atendimento ao usuário e espaços museológicos. Já nos terrenos, será construído um novo prédio que irá compor o arquivo público.

Novo prédio – A construção comportará um lobby de entrada ao Arquivo Público e uma área de serviço;, além de um mezanino para espaço de funcionários.

Além disso, terão outros 11 andares que irão compor: a administração do museu, laboratório de restauro e depósito de documentos recebidos, no 1º andar; salas de oficinas, coordenação de cursos e secretaria de cursos (2º andar); salas de fotografias, registros magnéticos e arquivos audiovisuais (3º andar); atendimento ao usuário, arquivos impressos, biblioteca do acervo e sala de projeção (4º andar).

Do 5º ao 9º andar, se concentrará o arquivo público permanente. Já no 10º andar haverá o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o almoxarifado, a gerência e a secretaria do Arquivo Público.  No 11º andar estarão as salas de auditório, e o terraço contará com um jardim e um espaço café.