quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Turismo

Praias de Morro de São Paulo e Boipeba amanhecem sem registro de óleo

As praias seguem liberadas para os turistas
LK Comunicação , Salvador | 23/10/2019 às 11:18
Segunda Praia de Morro, com águas transparentes e sem registro de óleo
Foto: divulgação
A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, informa que as praias que compõem o Arquipélago de Tinharé amanheceram sem registro de óleo na manhã desta quarta-feira (23). A Primeira, Segunda, e Quarta Praias, assim como a Praia do Encanto, todas no lado oceânico do Morro de São Paulo, permanecem limpas e liberadas. O mesmo registro em relação às Praia de Tassimirim e Coeira, em Boipeba. As piscinas naturais também seguem liberadas e sem registro de óleo até o momento.
O órgão informa, no entanto, que pequenos pontos foram identificados na Terceira Praia do Morro, porém já estão sendo removidos. Técnicos do órgão passaram a noite monitorando a mudança de comportamento da maré. O monitoramento conta com apoio de equipes da Marinha, IBAMA e INEMA. As equipes de técnicos e voluntários seguem hoje para continuar o processo de remoção dos resíduos que atingiram ontem a Quinta Praia e Garapuá.

Praias liberadas, exigem atenção

As praias seguem liberadas, mas a orientação da Prefeitura é que os turistas fiquem atentos ao aparecimento de possíveis manchas de óleo. O município-arquipélago aguarda a avaliação dos órgãos estaduais responsáveis para recomendação de banho de mar no local. Caso sejam encontradas manchas de óleo na área, deve-se entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável através do telefone (75) 3652-1064.
Aos voluntários, a Prefeitura também reforça os cuidados durante a limpeza: utilizar de luvas de borracha, máscara de proteção, botas, pás e outros utensílios para evitar o contato direto com o óleo; armazenar o resíduo em sacolas resistentes ou baldes e usar chapéu para a proteção solar.