segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Turismo

TURISTANDO POR VALENCIA: Cala Moraig, paraíso espanhol, p/ TASSO FILHO

Veja como fazer esse passeio a partir da cidade de Valencia
Tasso Filho , Valencia, ES | 02/09/2019 às 20:53
Cala Moraig: deslumbrante
Foto: TFF
    Já estamos no final do verão europeu e as temperaturas continuam "calientes" por toda a Espanha e nada melhor do que aproveitar esses últimos dias de sol para explorar e conhecer as riquezas naturais espanholas. A aproximadamente 150 km ao sul de Valencia fica uma das praias mais bonitas de todo o Mediterrâneo: Cala Moraig é coisa de cinema. 
   
   Localizada na charmosa, planejada e cara cidade de Benitachell, a pequena praia de pedras brancas e águas cristalinas azul turquesa é rodeada por montanhas de 100m de altura e encanta a todos com a sua impactante beleza selvagem. 
   
   Tive a oportunidade de conhecer essa maravilha através da empresa International Vip Valencia, que faz excursões para uma série de lugares por preços bastante acessíveis. O passeio para Cale Moraig custa 25 euros por pessoa mas se for comprado com antecedência ou em grupo sai mais barato. 

   Nos 25 euros estão inclusos as passagens ida e volta de ônibus saindo de Valencia e a opção de fazer uma caminhada para conhecer uma outra praia. Saída as 9h e retorno as 21h30mi.
 
  O trajeto até Benitachell dura cerca de 1h e 40 minutos e antes mesmo de chegar na praia os turistas já começam a tirar fotos da cidade que fica no meio da montanha. Muito bem organizada, com supermercados, escolas, condomínios de luxo e mansões é um pueblo (cidade de interior) de se tirar o chapéu. Destaque para o Novamar Suites que fica no alto da montanha com vista para a Cala Moraig.
   
   CAMINHAR NA MONTANHA

   Ao desembarcar duas opções: Ou ir diretamente para a Cala Moraig aproveitar o dia, ou fazer uma caminhada de uma hora pela montanha passando por imensos paredões rochosos até a Cala de los Pescadores, ficar um pouco lá e depois voltar para curtir a Cala Moraig. 

   Para os aventureiros e para quem gosta de praias desertas é incrível. A trilha é de apenas uma hora mas o grau de dificuldade é alto e não aconselhável para pessoas com dificuldades de mobilidade. 

   Chegando lá tive a sensação de estar em Capri. Grandes falésias e uma água de cor indescritível numa pequenita praia de pedras, completamente cinematográfica, um paraíso perdido. Após uma hora aproveitando essa maravilha, se hidratando e descansando do sol, é a hora de voltar e conhecer nosso destino principal.
  
   A TRILHA PARA MORAIG

   O início da trilha da Cala de los Pescadores fica no topo das montanhas que rodeiam a Cala Moraig, logo, uma descida de 15 minutos é necessária para se chegar na praia que na sua extrema direita tem uma atração a parte. La Cova del Arcs é uma caverna que fica na base da montanha dividindo o continente e o mar mediterrâneo por falésias. Simplesmente incrível. 
    
   Logo ao lado fica o Vive Bonito Chiringuito, a única barraca da praia que vende comidas e bebidas, aluga guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras. Os preços são bem altos comparados com Valencia. Uma água pequena custa 2,5 euros, uma grande 4,5 e uma coca-cola 4 euros. No mercado 8L de água são 0,80e e uma coca em lata 1e. 

   A barraca também serve paellas, tapas, hambúrgueres e tacos. Uma curiosidade é que a barraca não aluga somente o sombreiro. A opção mais barata é uma cadeira e um sombreiro que custam 17e. Caso opte por 2 cadeiras, 25e. Modestos que somos, eu e mi esposa optamos por sentar em nossas toalhas, o que a grande maioria faz. 
  
   Comum na Europa, o topless parece nunca sair de moda e por se tratar de uma praia mais afastada grande parte das mulheres estavam tomando um bronze. Diversas famílias e pessoas de todas as idades frequentam a praia, um ambiente bem agradável. A água do mar em contraste com o calor do sol estava fria, gelada comparada com as quentes águas de Valencia. Excelente para se refrescar. 
 
    Como tudo que é bom dura pouco, às 18h a sombra da montanha já toma conta da praia e é a hora de partir. As dicas para quem quer fazer esse passeio são: ir de tenis, levar um sombreio, levar bastante água e comidas para fazer um piquenique. Conhecer a Cala Moraig é uma experiencia fascinante e para todas a idades, vale a pena conferir.

Preços do Vive Bonito Chiringuito

Água pequena - 2,5e
Água grande - 4,5e
Coca-cola lata - 4e
Cervaja - 5e
Patatas Bravas - 7,5e
Calamares Romana - 10e
Tabla de Quesos - 15,5e
Paella Valenciana - 15e
Paella Marisco - 17,5e
Taco Pollo - 9e
Hamburgers - 13e
Mojito - 8,5e
Sex On The Beach - 9e
Bloody Marry  - 9e