Turismo

Municípios baianos sobem de categoria no Mapa do Turismo

Destaque para Ilhéus que passou para a categoria "A"
Ascom Setur , Salvador | 28/08/2019 às 12:49
Ilhéus
Foto: Marcio FIlho
Mais de 20% dos municípios turísticos da Bahia subiram de categoria no Mapa do Turismo publicado nesta segunda-feira (26). Destaque para Ilhéus, importante polo turístico do Estado,  que passou para a categoria "A".
A avaliação do desempenho econômico da atividade turística no município é feita a cada dois anos, juntamente com a atualização do Mapa do Turismo, quando se faz necessário cumprir requisitos estipulados pelo Ministério do Turismo (MTur) a exemplo do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur),  que se tornou obrigatório nesta última atualização.  
O Cadastur é um  sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e  garante diversas vantagens e oportunidades aos seus integrantes, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista. Com a obrigatoriedade, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), promoveu palestras e oficinas nas 13 zonas turísticas para conscientizar da importância do cadastro, além de disponibilizar técnicos em algumas regiões para realizarem o mesmo.  
Além do Cadastur, são analisadas as documentações que comprovam a existência de setor responsável pela pasta do turismo, Conselho Municipal ativo, dotação orçamentária para o desenvolvimento da atividade, bem como participarem de uma Instância de Governança Regional institucionalizada.
O diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur,  Divaldo Borges, já convoca os municípios a estarem atentos para a obrigatoriedade do próximo remapeamento, em que uma das novas exigências será o Plano Municipal de Turismo. O atual Mapa do Turismo foi publicado nesta segunda-feira (26), e a Bahia passou a contar com 133 municípios."