Turismo

Prefeitura de Mata assina TAC para pista que liga PF a Imbassaí

Acesso terá ciclovia em todo o trecho e proporcionará mais conforto, segurança e beleza a moradores e turistas
Yordan Bosco , Salvador | 22/08/2019 às 12:06
Prefeitura de Mata assina TAC para pista que liga PF a Imbassaí
Foto: Yordan Bosco
Mata de São João, 22 de agosto de 2019 - A Prefeitura de Mata de São João assinou, no final da semana passada, o Termo de Ajuste e Conduta (TAC), relacionado à construção da via que ligará a Praia do Forte a imbassaí, no Litoral do município, com acesso rente linha da praia. O Acordo foi firmado com quatro empreendedores, que cederão terrenos e arcarão com custos da maior parte da obras.
O novo equipamento, que já tem obras em andamento e ficará pronto em dezembro, possibilitará uma rota de acesso mais tranqüila, segura e contemplativa a moradores e turistas. Parte do acesso, entre o Parque Klaus Peters, na Praia do Forte, e o Iberostar, será apenas para bicicletas e veículos leves elétricos. O trecho restante poderá ser feito também de automóveis.
A Prefeitura já está construindo o trecho da ciclovia entre a Praia do Forte e a portaria do Iberostar, com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal João Gualberto. Já a parte que liga o Iberostar a imbassaí será financiada com contrapartidas dos empreendedores, como consta no TAC. A doação foi antecipada, como forma de acelerar o projeto.
“Essa obra que o prefeito, em conjunto com os proprietários, está fazendo vai mudar a cara de Imbassaí, que será outro vilarejo. É um lugar muito bonito, arborizado, mas que ganhará outra vida com essa ligação”, celebra Mário Piva, representante do empreendimento Imbassaí Privilege.
O Prefeito Marcelo Oliveira explica que apenas um trecho de acesso de veículos, que passa pelo Loteamento Jauara, não será pavimentado neste primeiro momento. Mas assegura que, no mesmo trecho, a ciclovia vai estar toda pronta para o próximo verão.
Circulação - “Além de facilitar o acesso entre a Praia do Forte e Imbassaí, este projeto tem o propósito de facilitar as presenças mais constantes de visitantes, moradores de segunda residência e hóspedes dos hotéis da região, às vilas de Praia do Forte e de Imbassaí”, diz o chefe do executivo municipal.
“Com isso, consumirem cada vez mais os serviços e os produtos ofertados pelos comércios dessas localidades. Ou seja, vai incrementar mais ainda a economia da região”, completa.
Representante dos empreendimentos Imbassaí Beach, Guilherme Castelo Branco também destaca o salto e os benefícios que a nova via levará para imbassaí. “Essa pista que está sendo construída vai trazer uma maior circulação para o destino, que hoje tem trecho da sua costa isolado”, comenta.
O Imbassaí Beach será um empreendimento hoteleiro e imobiliário. Seus gestores estudam também a construção de um Beach Club e algumas atrações aquáticas.
“Creio que a grande maioria dos empreendedores da região não tem a mínima idéia ainda de o quanto será importante esse projeto”, diz Ronaldo Nadyer Barbosa, dono de uma propriedade na região há mais de 60 anos. Para ele, a avenida será a redenção de todos os proprietários dessa região.