ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Turismo

PEREGRINOS FAZEM CAMINHADA PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA NO RECÔNCAVO

Peregrinação faz parte do Festival de Santiago Apóstolo e tem saída da Igreja Matriz de Santiago de Iguape, em Cachoeira, com destino a Salvador
Bruno Brasil , Salvador | 19/07/2019 às 13:26
Matriz de Santiago do Iguape, Cachoeira
Foto: CS

Há 13 anos, peregrinos baianos veteranos no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, consolidaram uma trilha peregrina com 18km de extensão no coração do recôncavo baiano. O caminho feito a partir da Igreja de Santiago de Iguape, em Cachoeira, celebra Santiago Mayor - padroeiro da Espanha e da Galícia. Promovida pela Associação Bahiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ABACS), a XIII Caminhada acontece neste sábado (20), com saída às 5h30min e destino a Salvador.

Construída pelos padres jesuítas, a Igreja Matriz de Santiago de Iguape recebeu em 1608 a Sanção Canônica de Matriz de Santiago, sendo a primeira matriz no interior da Bahia. Na porta principal é possível encontrar as insígnias de Santiago: cajado livro e a cabaça, elementos que fazem parte da rotina dos peregrinos que percorrem o Caminho.

A caminhada dá início ao Festival de Santiago Apóstolo, celebrado em todo o mundo no mês de julho. Em Salvador, as comemorações são organizadas pela Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago. No dia 23 de julho, no auditório da Caballeros (Rio Vermelho) será apresentada a palestra “História do Caminho de Santiago: Passado e Presente” pelo presidente da ABACS Eduardo Marangon. No dia 25 de julho, Dia de Santiago Mayor, será feita uma missa especial na Igreja de Sant’Ana, também no Rio Vermelho.

A procissão com a imagem de Santiago será acompanhada pelo grupo folclórico “Vivir Galícia”, que vão entoar a “Marcha dos Peregrinos”, do antigo Reino de Galícia e com a Ave Maria sendo tocada pelos gaiteiros do grupo “Os Celtas”. No encerramento da cerimônia, os grupos vão apresentar o Hino Galego e o Pasodoble, com pandeiretas.