ter?a-feira, 02 de junho de 2020
Turismo

Dicas de passeios em El Calafate, na Patagônia argentina

El Calafate é uma pequena cidade com aproximadamente 20 mil habitantes
Nara Franco , Rio de Janeiro | 10/05/2019 às 19:46
El Calafate
Foto: divulgação

A Argentina pode ser mais que conhecer Buenos Aires. El Calafate é uma pequena cidade do país com aproximadamente 20 mil habitantes, localizada na província de Santa Cruz. Lá você encontrará as paisagens mais bonitas da Patagônia. 

El Calafate é uma cidade turística e opções de hospedagem não faltam para quem se aventurar por lá. Há opções de hotéis, hostels e pousadas. Reserve com antecedência pois no inverno a cidade é muito procurada por visitantes.

O passeio a Geleira Perito Moreno é obrigatório. Dura aproximadamente oito horas. Opte por sair de manhã do hotel. A viagem de carro, de 40km, vai margeando o Lago Argentino em direção ao Parque Nacional Los Glaciares. A geleira tem 60 metros de altura e 5 quilômetros de largura. De barco, pode-se cruzar a geleira por  uma hora. Capriche na roupa de frio. 

Outro passeio bem avaliado pelos visitantes é a ida ao Perito Moreno, Glaciarium e ao Ice Bar de El Calafate. Os visitantes saem do centro da cidade, de um ônibus, rumo ao Parque Nacional Los Glaciares. A duração é de cerca de 10h. A trilha é feita a pé e com guia. O Glaciarium é um centro científico sobre as geleiras, um museu interativo bem interessante para quem gosta de natureza. O GlacioBar, todo de gelo, fica no subsolo. 

Saindo um pouco do gelo e das trilhas, há o passeio turístico de El Calafate com cavernas de Walichu. Esse tour é focado na própria cidade de El Calafate e dura aproximadamente 4h. Bem menos cansativo que os outros. Nas cavernas há arte rupestre e pinturas com mais de 4 mil. O passeio termina com uma visita ao Centro de Interpretação Histórica El Calafate.