quinta-feira, 18 de julho de 2019
Turismo

As melhores atrações turísticas de Istambul

A Turkish Airlines tem voos diretos saindo de São Paulo com destino a Istambul
Nara Franco , Rio de Janeiro | 06/05/2019 às 17:52
Istambul
Foto: divulgação

O momento político na Turquia não anda dos melhores, mas o país ainda é um destino turístico forte e não faltam motivos para planejar uma visita. 

A Turkish Airlines tem voos diretos saindo de São Paulo com destino a Istambul. O idioma falado na cidade é o turco e a moeda local é a lira turca. 

Se voce não gosta de calorz evite o verão, que é bem quente por lá. O inverno é rigoroso, podendo até nevar. Procure planejar sua viagem para os meses intermediários de primavera e outono.

O centro histórico de Sultanahmet é uma ótima opção de hospedagem por ter as principais atrações da cidade. Mas se vocé preferir ficar em um bairro mais distante, não tem problema já que o transporte público é bem completo com ônibus, trem, metrô, funicular e barcos. 

A pé, no entanto, é a melhor maneira de conhecer a cidade, principalmente o distrito histórico de Sultanahmet, que é parte antiga da cidade. É lá que está a Basílica de Santa Sofia, maior igreja do Império Bizantino. Próximo a ela, pode se visitar a Cisterna da Basílica. O ambiente é sustentado por 336 colunas, sendo as mais famosas as duas que estão apoiadas sobre estátuas da cabeça da Medusa, localizadas nos fundos da cisterna. 

Mesquita Azul ou Mesquita de Sultanahmet, coberta por mais de 20 mil azulejos azuis. É a única mesquita da cidade com seis minaretes.  

 

Outras atrações do centro histórico:

 

Palácio Topkapi:  museu que expõe objetos como louças de porcelana chinesa, jóias. 

 

Museus Arqueológicos de Istambul, complexo que abriga três diferentes museus (Museu Arqueológico, Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado).

 

Grande Bazar: um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e 5 mil lojas. 

 

Para ver algo mais moderno, o passeil é no bairro de Beyoglu. Lá estão o Palácio de Dolmabahce, com seus 285 quartos e 43 salas. As visitas começam às 9h, exceto segundas e quintas, dias em que o palácio não abre. A Praça Taksim marca o início da Avenida Istiklal, um grande calçadão com aproximadamente 1,5 km de extensão, que liga a praça Taksim à praça Tünel. Nela estão lojas, restaurantes, cafés, casas de câmbio e bares. No final dela, próxmo à praça Tünel, está a Torre de Gálata.