Turismo

Workshop valoriza Turismo de Observação de Aves em Itacaré

A observação de aves atrai turistas e contribui para a preservação das espécies
Ascom Setur , Salvador | 04/05/2019 às 10:39
Workshop valoriza Turismo de Observação de Aves em Itacaré
Foto: Tatiana Azeviche

  O turismo de observação de aves ganha destaque com o 2º Workshop sobre o tema, que acontece entre 19 e 21 de setembro, em Itacaré. A ideia é dinamizar esta vertente do ecoturismo na Bahia, onde é grande a diversidade de espécies de aves, explicaram os representantes da Associação Passarinhar é Viver e da agência Happy Tour ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante reunião realizada nesta sexta-feira (3).

Segundo o presidente da Associação Passarinhar é Viver, Rafael Piedade Félix, a observação de aves atrai turistas e contribui para a preservação das espécies. “É uma atividade que possui também cunho científico, pois fazemos um cadastro e conseguimos monitorar o movimento dessas aves na Bahia, muitas das quais vêm anualmente do Hemisfério Norte em busca de calor”, explicou.

Ele observou, ainda, que países como Estados Unidos movimentam a economia com essa atividade. “O retorno financeiro está ligado diretamente ao público que prestigia esta prática, e o Brasil tem tudo para se destacar, porque é o terceiro país do mundo em diversidade de aves”, afirmou Félix.

O secretário Fausto Franco disse que a Setur aposta em ações que venham contribuir para a diversificação das atividades turísticas no estado. "A observação de aves é uma vertente que vem crescendo significativamente nos últimos anos", assinalou.

Participaram da reunião a diretora da Happy Tour, Ângela Carvalho; os executivos de eventos Andréa Garrido e J.J. Garcia; o conselheiro da  Associação Passarinhar é Viver, Roberval Costa; e o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.