Turismo

Turistando na Espanha: Peníscola, joia rara a beira mar, TASSO FILHO

Fica distante de Valência a 1 hora e 40 minutos de carro
Tasso Filho , Valencia | 25/02/2019 às 19:30
Peniscola e seu famoso monumento
Foto: Tasso Filho
Assim como a Bahia, a Espanha tem seus cantos e encantos. Entre as inúmeras cidadezinhas litorâneas espanholas, uma delas se destaca. Localizada na província de Castellón e considerada cidade desde 1707, Peníscola é um charme. A cidade tem menos de 9 mil habitantes e faz parte das aldeias mais bonitas de toda a Espanha.

A cidade medieval entra pelo mar adentro com muitas ruas curvas em torno de sua principal atração turística, o Castelo Templário do Papa Luna, mais conhecido como Castelo de Peníscola. Sendo o ponto mais alto da cidade, o castelo é uma ótima dica para tirar fotos e passar um final de tarde. Lá existem muitas opções de restaurantes e hotéis, sendo o point mais cobiçado do município.

O local possui fama histórica de ser uma fortaleza impenetrável. Durante a reconquista cristã da região, que foi por muito tempo dominada por muçulmanos, as tropas de Jaime I de Aragão fracassaram ao tentar conquistá-lo em 1225. 

    Em 27 de Agosto de 1294, o Mestre da Ordem dos Templários no Reino de Aragão e na Catalunha, frei Berenguer de Cardona, acordou com Jaime II de Aragão a permuta da vila de Tortosa pelos castelos de Peníscola, Ares del Maestre, Coves e outros domínios. 

   O Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay então em viagem no Ocidente, ratificou o ato. Foi entre essa data de 1294 e 1307 que tiveram lugar as obras que deram origem ao atual castelo sobre os restos do antigo alcácer islâmico. 

   Os responsáveis pelas obras foram o referido frei Berenguer de Cardona e o frei Arnau de Banyuls, este último comendador de Peníscola. Depois da extinção dos Templários, durante o Grande Cisma do Ocidente, com o falecimento do Papa Clemente VII (1394) foi designado como Papa o cardeal Pedro de Luna, que reinou como Antipapa Bento XIII, mas também conhecido como "Papa Luna". 

    Instalou a sede do seu pontificado no Castelo de Peníscola entre 1411 e 1423, ao qual atraiu uma grande quantidade de artistas e artesãos que abrilhantaram o seu palácio no interior. O seu sucessor, o Antipapa Clemente VIII, também ocupou as dependências do castelo até à sua abdicação, em 1429. Ao longo de toda a história apenas três lugares foram sede pontifícia: Roma, Avinhão e Peníscola.

   Além do casco antigo da cidade, outra atração turística de Peníscola é sua grande orla. Grandes faixas de areia e uma praia extensa, muito bonita e organizada, com palmeiras imperiais dão um ar californiano para essa parte da Espanha. 

  Durante o verão, esse tranquilo e calmo povoado fica absolutamente lotado de turistas de todas as partes do mundo que vem curtir o calor das praias espanholas. Nessa época do ano também os restaurantes da regiāo costumam não fechar durante o dia funcionando ininterruptamente, o que não é comum aqui na Espanha. 

   A dica de restaurante é o La Playa. Como já diz o nome, o restaurante fica em frente ao mar e possui um cardápio variado mas seu forte são os frutos do mar. A mariscada é sensacional; a la plancha, o prato é farto e serve até duas pessoas, 27 euros. 

   Peníscula fica a 1 hora e 40 minutos de carro de Valencia, a estrada que corta as montanhas é encantadora, passando pelo meio de incríveis paisagens, castelos medievais e inúmeros vilarejos. Para quem esta pensando em fazer turismo pela Espanha, é uma dica imperdível, vale a pena conferir.