Turismo

Festa Multicultural no Verão Pelourinho Dia e Noite encena Jorge Amado

Centro Histórico de Salvador ganha rica programação que vai até fevereiro de 2019
DP ,  Salvador | 16/12/2018 às 11:50
Cena de Dona Flor
Foto: Anderson Moreira

O prefeito ACM Neto lançou a nova etapa do Pelourinho Dia e Noite, na Catedral Basílica Primacial São Salvador, no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho. Até fevereiro de 2019, serão realizados 127 eventos artísticos em forma de concertos, teatro musical de rua, desfiles percussivos, rodas de samba e de capoeira e shows intimistas. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas. O projeto, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gest&atild e;o do Centro Histórico, envolverá mais de 500 profissionais nas ações realizadas.

O prefeito destacou que a série de intervenções culturais vem agregar conteúdo aos investimentos feitos na infraestrutura da região, que recebe cerca de R$ 300 milhões provenientes de recursos municipais, fruto do programa Salvador 360. “Salvador é essa cidade cujo povo tem capacidade singular de receber pessoas de todas as origens, com o que temos de mais especial.

Começamos agora uma série de atividades, que vão tomar todos os dias o Centro Histórico da cidade, como elemento para movimentar a região. É, portanto, a valorização da região não apenas nas obras de infraestrutura que a Prefeitura vem fazendo, mas também no seu conteúdo, destacando a cultura e as tradições da Bahia. A programação é diversificada e vai surpreender a todos, pois foi feita com muito capricho”, afirmou.

Ao lado do vice Bruno Reis, do secretário Claudio Tinoco e das filhas Lívia e Marcela, o prefeito acompanhou as atrações da noite, com as apresentações da OCsal (Orquestra de Câmara de Salvador) e Coral Ecumênico da Bahia, na igreja, e da República de Tambores, na área externa. Nesta semana de estreia, será promovida uma programação intensa e diversificada para que baianos e turistas possam viver um final de ano repleto de arte no Centro Histórico. 

A expectativa de público durante os três meses de projeto é de 40 mil pessoas. Entre as atrações do Pelourinho Dia e Noite estão os ensaios abertos do Polo de Orquestras do Pelô (Popelô); shows na Cruz do Pascoal; apresentações de grupos de samba, no Viradão do Samba, e de bandas percussivas, no República dos Tambores; o “Circuito Jorge Amado”, com o Polo de Teatro Itinerante da Bahia (Poti); e rodas de capoeira, no “Capoeira sou Eu”.

A diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, também responsável pela concepção artística do programa, ressaltou que o projeto volta para enriquecer a vivência dos turistas que visitam Salvador, mas reafirma também a importância do Pelourinho Dia e Noite para quem mora na cidade. “O projeto vai incrementar o fluxo de pessoas no Centro Histórico, que serão atraídas pela multiculturalidade da programação, e faz uma convocação aos soteropolitanos para que vivam o Centro Histórico”.

Como foi a festa - Catedral Basílica lotada e toda iluminada, Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) realizando uma belíssima apresentação e, com a participação do Coral Ecumênico da Bahia, ao final , colocando todos os presentes para cantar “Noite Feliz”. Na saída da cerimônia, nas portas da Catedral, o som impactante dos quatro grupos que formam com jovens do Pelourinho o República dos Tambores recebeu as autoridades, dando uma demonstração de como é rica e diversificada a cultura em nossa cidade. As batucadas do Projeto Axé,  Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô seguiram então pelas ruas preparando o público para a próxima atração, o espetáculo Circuito Jorge Amado.

O espetáculo de teatro musical de rua voltou a transformar as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganharam vida. Tudo começou no Largo do Pelourinho  com a saída do caixão de Quincas Berro D´Água e terminou na Cantina da Lua, no “Cabaré da Zazá”, antes se encontrando com Vadinho e Dona Flor, com os compadres de Ogum e com Gabriela.

 

Durante a noite de ontem foi também lançado o Poti - Polo de Teatro Itinerante da Bahia que representa um desdobramento da ideia inicial gerada com o Circuito Jorge Amado, e que pretende  tornar o Centro Histórico uma referência nacional de teatro de rua itinerante, num movimento permanente de novas montagens, também contribuindo para a maior popularidade do teatro produzido na Bahia, como revela Eliana Pedroso.

Encerrando a noite, três rodas do Viradão do Samba se apresentaram na Praça da Sé, na Rua das Laranjeiras e no Largo do Pelourinho  e depois todos os sambistas se reuniram par a uma grande roda de samba na Praça da Sé. E hoje tem mais Festa Multicultural no Verão do Pelourinho Dia e Noite, apresentação da Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na Catedral Basílica, desfile percussivo da República dos Tambores, Circuito Jorge Amado e Viradão do Samba.

Confira a programação :

Dia 14/12 – sexta-feira - 17h – Popelô – apresentação da Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na Catedral Basílica.

18h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos.

19h – Circuito Jorge Amado – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Cidade da Bahia”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Viradão do Samba  – rodas de samba na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho.

Dia 15/12 – sábado - 18h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

19h – Circuito Jorge Amado – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Cidade da Bahia”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Viradão do Samba  – rodas de samba na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho.

Dia 16/12 – domingo - 11h30 – Popelô – apresentação da Orquestra São Salvador , do maestro Fred Dantas, na Catedral Basílica.

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos.

Dia 17/12 – segunda-feira - 19h30 – Concerto de Natal do Coral Ecumênico da Bahia, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, com participações  da Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal e da pianista Kadija Teles, na Catedral Basílica.

Dia 18/12 – terça-feira - 17h – Missa Campal da Igreja do Rosário dos Pretos  – Largo do Pelourinho – com participação do Coral do Rosário e dos grupos do Viradão do Samba

Dia 20/12 – quinta-feira - 17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 21/12 – sexta-feira - 17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 22/12 – sábado - 11h República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos