Turismo

VIAGEM: Descubra as delícias e os melhores passeios da Patagônia

Uma viagem inesquecível
Nara Franco , Rio de Janeiro | 11/03/2018 às 08:39
Viagem inesquecível
Foto:
A Patagônia é compartilhada por Argentina e Chile e tem uma lista enorme de passeios para fazer e paisagens de impressionar. Em meio a tantas opções estão caminhada, cavalgada, navegação, montanhismo, caiaque e trekking. Um dos passeios mais procurados é a Travessia dos Lagos Andinos, um roteiro entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile. 

Alguns trechos da travessia são feitos por terra e outros por lagos cristalinos, numa viagem permeada por uma série de vulcões, como o Osorno, montanhas de picos nevados e cachoeiras de coloração incrivelmente verde, entre outras paisagens imponentes. 

Um dos locais mais icônicos e sublimes da Patagônia Chilena é o Parque Nacional Torres del Paine, que abriga montanhas cujo cume é o sonho de trekkers e escaladores, geleiras, lagos cristalinos, vales e quedas-d"água, sem contar as ricas fauna e flora. 

Seu principal símbolo são as Torres del Paine, um maciço que se ergue a três mil metros de altitude e é ladeado por um lago de coloração verde-esmeralda, o qual pode ser contemplado de diversos pontos da reserva. Assim, são várias as possibilidades de trilhas para contemplá-las, mas a caminhada até a base das Torres é uma das mais concorridas por ter um grau de dificuldade avançado, porém viável. A caminhada é árdua e dura o dia inteiro, porém traz como recompensa vistas memoráveis daqueles rincões da Patagônia. 

El Calafate é um lugar pequenino e pacato, mas graças às preciosidades guardadas no Parque Nacional Los Glaciares, em seus arredores, a cidade é o destino de milhares de turistas do mundo todo, seja inverno ou verão. Ladeada pelas águas geladas do Lago Argentino, a região de El Calafate abriga uma quantidade incomum de "gigantes de gelo", motivo pelo qual ficou conhecida como "cidade dos glaciares". 

Ali, o grande destaque, literalmente, é o Perito Moreno, que tem 60 metros de altura e se estende por cinco quilômetros. Além de contemplar a geleira das passarelas dispostas em vários níveis, também é possível andar sobre ela. São cerca de duas horas de caminhada guiada no gelo, feita com sapatos especiais e grampões nos pés, recebendo explicações, apreciando a fauna e flora locais e observando fendas, sumidouros e pequenas lagoas que se formam no interior do glaciar. Antes do trekking propriamente, é feita uma navegação em direção ao Perito Moreno, com paradas para os participantes apreciarem a geleira de diferentes ângulos. 

Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, na porção argentina da Patagônia, oferece uma ampla oferta de atividades por água, terra e ar. Uma que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio em um veículo 4x4, no melhor estilo off-road. Chegando a lugares difíceis de alcançar de outra maneira como é o caso dos bosques mais fechados e das trilhas íngremes rumo às montanhas , o tour garante o contato com alguns dos mais belos e remotos pontos desse lugar conhecido como "cidade do fim do mundo".