Turismo

Cingapura é a cidade do mundo mais receptiva ao turista. Salvador hem!

Rio é a 91 e Salvador sequer aparece na lista
Nara Franco , Rio de Janeiro | 01/12/2017 às 18:20
Cingapura
Foto: DIV
A cidade de Cingapura lidera o ranking das 100 cidades mais receptivas ao turista divulgada pelo site TravelBird. Foram analisados fatores como segurança, porta de entrada, proficiência em inglês, sistema de transporte e hospitalidade.

Apesar da nota baixa no quesito hospitalidade, a cidade ganhou 10 por aeroportos, portos e estações de trem e 8.95 no item segurança. Estocolmo, na Dinamarca, ficou em segundo lugar. 

Helsinque, na Finlândia, ficou na quarta posição, seguida de São Francisco, nos Estados Unidos. Apesar do 3,80 na recepção aos turistas em casa, SF se destaca na hospitalidade e na opinião de experts.

O site TravelBird decidiu listar as cidades mais receptivas ao turista como forma de provocar uma reflexão no setor. O site levou em consideração a preocupação da cidade com a sustentabilidade e os esforços que estão sendo feitos para receber o visitante de forma responsável. 

O TravelBird analisou 500 destinos turísticos globais (retirados da ONU-OMC) com base em fatores que podem fazer com que um visitante se sinta bem-vindo. Foram levados em consideração portos, aeroportos, estações de trem, transporte, simpatia dos moradores, proficiência em língua inglesa e número de quartos aptos a hospedagem. 

Além disso, mais de 15 mil jornalistas que atuam em turismo foram consultados passando informações com base em suas experiências pessoais. 

Completam o ranking Roterdã, na Holanda, em quinto lugar; Lisboa, em sexto; Tóquio, em sétimo; Oslo, na Noruega, em oitavo; Zurique, em nono e Orlando, nos Estados Unidos, na décima posição. 

Londres, um dos destinos mais procurados no mundo, ficou em 29 lugar, com uma baixa avaliação por parte dos jornalistas especializados. Já Lima, no Peru, é o representando sul-americano de melhor colocação: 34 posição.

A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking é o Rio de Janeiro, na 89 posição. Perde para Beirute, no Líbano, Buenos Aires, na Argentina, e até para Kiev, na Ucrânia. Segurança, uso da língua inglesa e porta de entrada foram os itens mais mal avaliados. 

Depois do Rio, São Paulo aparece em 91 lugar, atrás de Mumbai, na Índia. Segurança e porta de entrada, mais uma vez, prejudicaram o turismo brasileiro. Budapeste fecha o ranking. Salvador não existe.