Turismo

FRANÇA: Cemitério medieval é descoberto no Monte Saint-Michel

Cemitério medieval é descoberto no Monte Saint-Michel, terceiro destino mais procurado da França
Nara Franco , Rio | 12/11/2017 às 21:01
Monte Saint-Michele
Foto: DIV
Escavações conduzidas por quase um ano no Monte Saint-Michel, na França, revelaram a presença de um cemitério medieval que remonta ao século XIII na localidade. As últimas descobertas foram apresentadas ontem (11) durante uma conferência na Abadia do Monte Saint-Michel. Quarenta sepulturas foram descobertas nos locais de escavação.

Saint-Michel é o terceiro destino mais visitado da França, um reduto sagrado com mais de mil anos de existência na costa da Normandia. Ao vai e vem das marés, que chegam a cobrir a costa do monte, junta-se agora o cemitério medieval, que certamente irá se tornar uma atração turística. 

Historiadores e arqueólogos estimam que aldeões foram enterrados lá. 

'Sabemos que o cemitério é anterior ao século 13, por isso acreditamos que estão enterrados ali os primeiros habitantes de Monte Saint-Michel", revela um dos arqueólogos envolvidos no projeto de escavação. Para se certificar do momento em que os enterros foram feitos, os cientistas terão de fazer testes com carbono 14 no início de 2018.

Também por intermédio das descobertas, arqueólogos podem confirmar que a construção do Monte fei feita em duas etapas

'É interessante pois temos elementos sobre a morfologia da primeira aldeia', acrescenta o arqueólogo. 

O Monte é visita obrigatória para quem planeja ir à França. É possível ir e voltar no mesmo dia, mas a viagem é longa: 3h45 (2h20 de TGV até Rennes, mais 1h20 de ônibus, em conexão imediata). Nem sempre os horários do bate-volta permitem que se aprecie a maré, a verdadeira atração de Saint-Michel. E dormir lá vai proporcionar ao visitante ver o monte iluminado à noite, que é sem dúvida uma das paisagens mais bonitas da Europa.