Turismo

Cidades subterrâneas são ótimas opções de passeios na Europa

Veja locais bem legais
Nara Franco , Rio | 01/10/2017 às 14:20
Mina de Sal na Polônia
Foto: DIV
     Cidades escondidas, destinos pouco explorados. Viajar é uma experiência maravilhosas justamente por surpreender o turista com boas novidades e aventuras. Com base nas dicas do site Embarque na viagem, escolhemos destinos subterrâneos para você fazer um passeio diferente na sua próxima viagem: 

Derinkuyu, Capadócia, Turquia

A Capadócia tem 36 cidades subterrâneas e Derinkuyu é a mais profunda, a 85 metros abaixo do solo. Descoberta em 1963, a rede subterrânea de túneis e salas incluíam todas as instituições de uma cidade normal: bairros de moradia, igrejas, estábulos, salas de armazenagem, refeitórios e vinícolas.  Aberta ao público em 1965, apenas 10% da cidade subterrânea está acessível aos visitantes hoje. Destaque para a sua igreja cruciforme, localizada entre o terceiro e quarto andar, e o teto em forma de abóboda de berço. Por não haver muita informação à disposição no local, vale reservar um tour guiado para explorar melhor as dependências.


Edinburgh Vaults, Edimburgo, Reino Unido

Os Edinburgh Vaults, também conhecidos como The South Bridge Vaults, são uma série de salões espalhados dentre os 19 arcos da ponte South Bridge. Construídas em 1788, foram originalmente criadas para abrigar tavernas, sapateiros, chaveiros, fundições e outros serviços. Mais tarde, quando os negócios mudaram de lugar, os porões tornaram-se local de moradia para os mais pobres, além de sediar pubs e bordéis. Eis um lugar tão sinistro, que qualquer distrito da luz da vermelha vai parecer alegre e aconchegante. Mergulhe no subterrâneo de Edimburgo e agende um passeio com guia, para ouvir histórias de fantasmas que ainda perambulam pelo local…


Minas de sal de Wieliczka, Cracóvia, Polônia

Localizada na cidade de Wieliczka, a apenas 15 quilômetros de Cracóvia, as Minas de Sal de Wieliczka foram construídas no século 13 e produziram sal de cozinha até 2007. É uma das principais atrações turísticas da Polônia. É um complexo labirinto de mais de 300 quilômetros de galerias, cerca de 3.000 salas e nove andares, sendo que os três primeiros estão abertos ao público. Depois de descer os 378 degraus da escadaria de madeira, você terá várias opções de tours guiados. Um deles é indicado para quem estiver interessado na história da mina de sal. Já um outro, fala sobre os aspectos religiosos, que inclui uma visita à estátua de João Paulo II, seguida de uma missa no final do tour.


RÉSO, Montreal, Canadá

É um gigantesco labirinto sob as ruas do centro da cidade e abriga uma ampla variedade de lojas, restaurantes, hotéis, galerias, sete paradas de metrô, cinemas, biblioteca e apartamentos! As primeiras seções interconectadas foram construídas em 1962, com objetivo de aliviar o trânsito e oferecer uma opção coberta de transporte. Desde que o Metrô de Montreal começou a operar em 1966, mais conexões foram adicionadas, e hoje o RÉSO consiste em 32 km de túneis, com mais de 120 pontos exteriores de acesso. 


Setenil de las Bodegas, Espanha

Setenil de las Bodegas, um vilarejo no sul da Espanha, fica embaixo de uma imensa rocha. Situadas ao longo de um estreito barranco erodido por pelo rio Tejo, as casas são construídas ao longe das paredes do próprio rochedo. Os moradores se estabeleceram no local por motivos práticos: para se proteger do calor do verão e do frio no inverno, eles apenas construíram as fachadas das casas, já que os “fundos” foram providenciados pela própria natureza.

Ainda que seja pequena no tamanho, Setenil de las Bodegas tem bastante a oferecer: pequenos bares de tapas dispõem das melhores deliciais locais, como chorizo, azeite de oliva, mel, geleia e o delicioso vinho da Andaluzia. 


Pilsen, República Tcheca

O Pilsen Historical Underground é um longo labirinto de 20 km de passagens, celeiros e poços construídos sob as ruas da cidade no século 14. Esses porões serviam como espaço de armazenamento de comida e barris de cerveja e, segundo dizem, como rota de fuga no caso de algum ataque. Faça um tour guiado com destaque para a adega de gelo, a torre de água e uma exposição sobre encadernadores medievais. O passeio termina no Museu da Cervejaria, onde pode-se provar da renomada cerveja local Pilsner Urquell.

Foto: Mina de Sal na Polônia