Turismo

BARRA DOS COQUEIROS é passeio dos melhores a partir de Aracaju

O local é banhado pelo Atlântico e onde se situa a praia da Costa, considerada uma das melhores de SE
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/01/2017 às 22:06
Moqueca do Primus na praia da Costa, em Barra dos Coqueiros. SE
Foto: BJÁ
   Aracaju é uma cidade sui-generis no Nordeste. Creio que é a única capital com duas orlas, uma maritima e outra ribeirinha. O centro da cidade, as áreas administrativa e politica do Estado - Palácio do Governo, Assembleia, etc - , os mercados e as moradias de maior poder aquisitivo se localizam na orla da Ribeira do Rio Sergipe, quando a maré baixa área de vegetação manguezal; e na direção da Atalaia, área mais turistica, dos hotéis e restaurantes, situa-se a Orla Atlântica.

   Salvador também tem duas orlas, mas, ambas são do Atlântico, embora se diga que Barra à dentro é a Orla da Baía de Todos os Santos, mais mais calmo; e Barra à fora na direção de Itapuã, Orla Atlântica, Mar aberto, bravio.

    Em Atalaia também é assim, mar bravio e as águas na confluência do Rio Sergipe são barrentas. Mais acima, na direção da av José Sarney aí o mar melhora e o banho de mar é mais agradável. Mar aberto, mas, com praias planas.

   Um dos passeios em Aracaju é ir conhecer a Barra dos Coqueiros situado na Região Metropolitana de Aracaju. Antigamente, para se chegr a esse local, na Península de Santa Luzia, só havia acesso por barcos e balsas atravessando o Rio Sergipe, mas, hoje, há uma ponte estaiada, belíssima, que foi inaugurada em 2006 e que permite acesso rápido ao local. 

   É tão próximo de Aracaju é cornubou e parece que v está num mesmo município. É como Salvador e Lauro de Freitas.

   Barra dos Coqueiros é uma área eminentemente turistica, embora tenha vida própria, com comércio e serviços. Há alguns hotéis de categoria mediana.

   A ponte permitiu uma exploração maior do Litoral Norte de Sergipe que vai da Foz do Rio Sergipe a Foz do Rio São Francisco. Diz-se que é um passeio belíssimo, mas, não fui.

   Em Barra dos Coqueiros o local mais agradável é a Praia da Costa com seus restaurantes, bares e barracas de praia. A praia é plana e com a maré baixa dá para andar quilômetros na linha Norte e até uns 800 metros mar a dentro.
 
   Um dos pontos legais em Barra dos Coqueiro é o Irineus, uma barraca/bar/restaurante de praia que vende de tudo um pouco da comida sergipana e os guaiamuns e carangjeros. O guaiamun é maior e custa R$10,00 cada; e o caranguejo R$5,50. O atendimento do local fica a desejar. É vagaroso.

   Tem também o bar e barraca do Primus com sua moqueca sergipe. Próximo daí ergue-se o Alphaville Aracaju. 

   De Atalaia até Barra dos Coqueiros gasta-se em torno de 30 a 40 de carro. O trânsito é moleza, sem engarrafamentos. Dá pra passar o dia em barra dos Coqueiros e voltar para AJU à tardinha. Eu recomendo (TF)