Tecnologia

ATACAREJO APOSTA EM TECNOLOGIA PARA REDUZIR FURTOS EM 60%

Rede Mar Vermelho, do RN, contabiliza menos perdas em produtos como uísque, café, leite condensado, energético e aparelhos de barbear, que, invariavelmente, compõem a cesta de PAR
Helder Horikawa , Salvador | 10/04/2024 às 15:56
Caio Rossi
Foto: Divulgação

O sonho do empresário potiguar Chigeaki Diniz Galvão sempre foi vender tudo o que compra dos fornecedores em suas cinco lojas do Mar Vermelho, três deles no formato atacarejo e outras duas no atacado. Mas não consegue. Primeiro pelas demandas dos próprios consumidores e principalmente pelas perdas registradas em suas operações. Cansado desse último, em especial com a ação de quadrilhas especializadas, ele apostou na tecnologia EAS da Sesami (https://www.sesami.io/) , empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte, com antenas, etiquetas e protetores de garrafas, para conter os prejuízos.


A iniciativa de Chigeaki surtiu efeitos imediatos e positivos desde 2021. Recentemente, uma grande quadrilha foi desmobilizada e presa pela polícia de Natal, no Rio Grande do Norte. O varejista também conseguiu reduzir em 60% os furtos de produtos, especialmente de garrafas de uísque, leite em pó, café, leite condensado, energético e aparelhos de barbear, produtos que, invariavelmente, compõem a cesta de mercadorias de alto valor agregado e alvos certos das pessoas mal-intencionadas pela facilidade de serem comercializadas no mercado paralelo. “Com o uísque praticamente zeramos as perdas, hoje quase não temos mais registro de furto desse produto. Também conseguimos controlar as perdas com a cerveja”, explica.


Com a tecnologia EAS, a equipe de prevenção de perdas do Mar Vermelho consegue, quando necessário, ter uma abordagem mais pessoal, restrita, menos constrangedora e, principalmente, mais segura. As soluções hoje estão presentes nas unidades de Natal e Parnamirim, mas a ideia é levá-las para as demais lojas, a começar pela operação no Ceasa. Todas elas juntas são responsáveis por atrair, mensalmente, mais de 300 mil pessoas. “As lojas, em um cenário de maior competividade e com consumidores cada vez mais exigentes, precisa buscar oferecer a melhor experiência, com mais produtividade, atratividade e, é claro, menos perdas”, explica Chigeaki.


Com 16 anos de operação, o Mar Vermelho passou a dedicar uma atenção especial à prevenção de perdas nos últimos anos. Além do EAS, as lojas são protegidas pelo CFTV e uma equipe de 15 profissionais de segurança em cada uma delas. “Antigamente tínhamos um trabalho amador, mas agora buscamos profissionalização e parceiros de tecnologia que possam agregar resultados às nossas operações”, diz o varejista. Outras novas cinco lojas deverão ser inauguradas até 2027, com uma premissa. “Não inauguro mais nenhuma unidade sem as antenas e etiquetas antifurto. Já estão nos custos da operação”, afirma.


Como diz Caio Rossi, gerente de Vendas da Sesami, todas as lojas, independentemente do segmento no varejo, sem exceção possuem perdas. O nível aceitável de perda deve ser conhecido pelo varejista e precisa ser considerado na composição do preço final. “As perdas naturais de cada negócio precisam ser consideradas, administradas e reduzidas. Por isso, mãos à obra com as boas práticas, a começar com investimento em tecnologia”, revela.

 

SOBRE A SESAMI (https://www.sesami.io/)  


A Sesami Management Technologies Corp. é uma empresa criada a partir da união da sueca Gunnebo Cash Management, das norte-americanas Tidel e ARCA e a alemã Planfocus. Com capacidade para atendimento global, a Sesami, que integra o grupo canadense GardaWorld Security Corp., é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software, dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de ponta a ponta e operações de automação de PDV.