Tecnologia

475 ANOS DE SALVADOR: PREFEITURA RESTAURA RELÓGIO SÃO PEDRO PARA FESTA

A data de aniversário, em 2024, cai na sexta-feira da Paixão e até lá a PMS coloca o relógio para funcionar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/03/2024 às 18:19
Relógio de São Pedro, mais uma reforma
Foto: BJÁ
  Até 29 de março próximo quando a cidade do Salvador completará 475 anos de fundada pelo portugues Thomé de Souza, a Prefeitura pretende concluir a automatização e restauro do Relógio de São Pedro monumento que foi instlado pela Associação dos Empregados do Comércio, em 15 de novembro de 1916, no local onde existia a igreja de São Pedro Velho derrubada pelo governador JJ Seabra pelo engenheiro Arlindo Fragoso, na abertura da Avenida Sete.

  O relógio foi colocado neste local no governo Moniz Aragão, comemorativo do aniversário da Proclamação da República, monumnento de 6.3 metros de altura com escultura de Pasquale de Chirico, encomendado na empresa Henri La Paute, Paris, em ferro, após a Expo industrial de 1900 quando a cidade luz foi emoldurada com a Torre Eiffel. Os marcadores são sustentados por Atlantes, figura mitológica.

  Na realidade o relógio tem 4 faces de mostradores que trabalham sincronizadas, mas, quase sempre estão embaralhando as horas. Creio que está deve ser a reforma número 30 ou mais que o relógio passa, uma vez que anda sempre com problemas. 

  Essa área da cidade é de comércio popular, a PMS instalou um camelódromo por lá, porém há sempre camelôs furões que querem utilizar esse local como ponto de venda de comidas, sucos e outros. A turma da SEMOP dá plantões por lá todos os dias.

  *** Veja video no canal de Sêo Franco da Bahia no youtube. Inscreva-se neste canal.