Tecnologia

A IMPORTÂNCIA DO POSICIONAMENTO ASSERTIVO NA COMUNICAÇÃO

Retratista especialista em arquétipos afirma que eles podem ser integrados estrategicamente para criar imagem única e autêntica
Carolina Lara , Salvador | 16/02/2024 às 16:25
Leonardo Queiroz
Foto: Divulgação

Ter um posicionamento assertivo ao comunicar significa conseguir expressar opiniões, sentimentos, desejos e necessidades de forma firme, direta e confiante, criando uma imagem única e autêntica e gerando aumento na percepção de valor. 

De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, é possível fazer uso estratégico destes padrões universais de pensamento, símbolos e imagens  para conseguir um posicionamento assertivo e se destacar em um mercado competitivo. “ A integração estratégica de arquétipos pode ajudar a passar uma imagem de autoconfiança que ressalte traços da personalidade e da identidade da marca ou da pessoa”, diz. 


Segundo o retratista, para criar um posicionamento assertivo com o uso de arquétipos é preciso inicialmente compreender bem os diferentes tipos existentes e o que deve ser mostrado. “Os arquétipos têm características distintas, por isso é preciso entender cada um deles e também a identidade, os valores, as aspirações e histórias que a pessoa deseja contar antes de integrá-los em seu posicionamento”, orienta. 


Uma vez que os arquétipos predominantes sejam identificados, o especialista explica que é necessário desenvolver uma narrativa que potencialize a narrativa com esses arquétipos de forma consistente. “É possível usar contação de histórias, mensagens e imagens que ajudem a ressaltar traços de personalidade”, diz.


Um posicionamento assertivo também requer consistência em todos os pontos de contato, segundo o retratista. “No caso da imagem, é preciso pensar em tudo que se quer mostrar para fortalecer a identidade. Desde a postura, até a expressão e outros detalhes”, afirma. “Além disso, ao longo do tempo, é importante avaliar a percepção dos arquétipos pelo público externo e ir ajustando as estratégias relacionadas ao posicionamento”, finaliza. 

 

Sobre Leonardo Queiroz


Leonardo Queiroz é retratista, formado em PNL e certificado pelo Richard Bandler. É empresário, empreendedor, esposo, pai e especialista em arquétipos, algo essencial para a utilização no posicionamento assertivo a fim de aumentar a percepção de valor sobre você e levar seu negócio para o próximo nível, tornando-o mais desejado ao público certo com atração autêntica. Para saber mais, acesse o insta @leoqueirozcom