Tecnologia

ILUMINAÇÃO EM LED REDUZ MANUTENÇÕES E GARANTE MAIS EFICIÊNCIA

Iluminação em LED reduz manutenções e garante mais eficiência aos circuitos do Carnaval
Secom Salvador , Salvador | 12/02/2024 às 16:43
Iluminação no Carnaval
Foto: Alfredo Filho / Secom PMS

A iluminação dos circuitos oficiais e bairros de Salvador ganhou atenção especial no Carnaval. Através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), equipes especializadas monitoram o sistema durante toda a folia, garantindo mais conforto para os foliões.


“O monitoramento constante através da central de imagens e as rondas técnicas possibilitam a agilidade na solução de demandas. Percorrendo os circuitos, identificamos as necessidades e executamos os serviços em tempo recorde, garantindo a luminosidade e o bem-estar do folião que está curtindo o melhor, maior e mais iluminado Carnaval do planeta”, explicou Ângelo Magalhães, diretor do Dsip.

Para garantir uma boa iluminação, os trabalhos são iniciados na noite anterior, com rondas que localizam pontos que precisam de manutenção. Logo pela manhã, antes da folia ganhar as ruas, equipes do Dsip se deslocam para as principais avenidas e bairros para fazer a manutenção dos equipamentos.

O monitoramento também torna possível ações estratégicas, como o aumento no número de refletores, caso haja necessidade. De acordo com Francismário França, coordenador do Dsip, o uso do LED proporciona uma economia de 70% aos cofres públicos.

"O nosso objetivo é diminuir cada vez mais a necessidade de manutenção. Usamos tecnologia LED que nos proporciona mais segurança e menos problemas nos circuitos. É um sistema que nos proporciona 70% de economia", conta.  

Nos dois primeiros dias do Carnaval, 46 ocorrências de manutenção foram registradas, sendo 13 no Circuito Dodô (Barra-Ondina), 31 no Circuito Osmar (Centro) e dois no Circuito Batatinha.

Investimento - Em 2024, o Dsip adquiriu equipamentos mais eficientes. Cerca de 5 mil novos refletores em LED foram instalados nos principais pontos que recebem a Festa do Momo.

Entre as novidades, as equipes dispõem de luxímetros, equipamentos que permitem verificar se a iluminação está adequada para o evento.