Tecnologia

SIMULADOR DE APOSENTADORIA DO ESTADO RECEBE 73 MIL VISITAS EM 5 MESES

Ferramenta disponível no sistema RH Bahia facilita o planejamento de futuro dos servidores, além de otimizar a instrução de processos de aposentadoria
Comunicação Saeb , Salvador | 20/11/2023 às 15:25
Simulador de aposentadoria do Estado recebe 73 mil visitas em 5 meses
Foto: Divulgação

  De maio a outubro deste ano, os servidores estaduais já realizaram mais de 73 mil visitas ao ambiente do simulador de aposentadoria, reserva e reforma do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do governo do Estado. O número é um indicativo da consolidação no uso da ferramenta digital, que está não só auxiliando os funcionários públicos a planejarem o seu futuro como vem contribuindo também para facilitar o trabalho de instrução de processos de aposentadoria realizado pelos órgãos estaduais.


A coordenadora de Previdência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Railda Lima, é testemunha desse avanço. “O simulador é  prático: ele está otimizando  o meu trabalho”, conta Railda. Antes da solução informatizada, sempre que iniciava um processo de instrução de aposentadoria, ela precisava levantar uma série de dados como idade e tempo de contribuição do servidor, para a partir daí verificar as regras pertinentes ao caso  e  projetar os diferentes cenários possíveis para a aposentadoria.


“Hoje, o simulador já traz estas informações: ele fornece um norte para o processo de instrução, sugerindo qual a regra mais vantajosa para a fixação dos proventos”, explica Railda, ao ressaltar, no entanto, a necessidade de uma checagem criteriosa dos dados, já que o simulador oferece apenas uma estimativa prévia. “É preciso ficar atento à possibilidade de inconsistências decorrentes de lançamentos anteriores à migração do antigo sistema informatizado de Recursos Humanos para o RH Bahia”, orienta.

 

Para a procuradora Mariana Moreira, do Núcleo de Previdência da Procuradoria Geral do Estado (PGE), uma das principais vantagens trazidas pelo simulador é justamente o fato de oferecer aos servidores uma oportunidade de identificar necessidades de ajustes e providências para agilizar a concessão da aposentadoria, como a averbação de tempo de serviço. ”Outro ponto positivo é porque as regras de aposentadoria são muito mais complexas hoje e o simulador facilita o acesso dos servidores às informações”, ressalta.

 

Recém-aposentada do Estado – após mais de 40 anos de prestação de serviço - Cecília Neri conta que já vinha se preparando há algum tempo para a nova etapa da vida, inclusive com providências burocráticas como a averbação de tempos de serviço. “Como trabalhava na própria Previdência Estadual, tive facilidade de acesso a muitas informações, mas ainda assim o relatório me trouxe vários detalhes úteis: o simulador é um grande aliado do servidor”.


Acesso - Para utilizar ao simulador de aposentadoria, os servidores efetivos devem ingressar com login e senha na área de acesso restrito do Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). Com navegação fácil e intuitiva, a ferramenta permite que o profissional visualize as datas previstas para seu ingresso para a inatividade, de acordo com as regras previdenciárias nas diferentes modalidades de aposentadoria (compulsória, por idade ou tempo de contribuição. etc.).


As informações são extraídas da base de dados do sistema de Recursos Humanos do Estado. Caso identifique alguma inconsistência, o servidor deve entrar em contato com a sua Coordenação de Recursos Humanos.