Tecnologia

VEJA NO CANAL YOUTUBE DE SÊO FRANCO: O LARGO DE SÃO BENTO EM SALVADOR

Por que Thomé de Souza não fundou a cidade no Largo de São Bento? Veja no canal de Sêo Franco
Tasso Franco ,  Salvador | 17/11/2023 às 16:04
Convento de São Bento, Basílica de São Sebastião
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco publicou nesta sexta-feira, 17, mais um video no seu canal do YouTube "Seo Franco" desta feita sobre o Largo de São Bento dentro da série sobre a fundação da Cidade do Salvador. 

   Este é o quinto video sobre a fundação de Salvador e Franco mostra porque Thomé de Souza não instalou a cidade em São Bento, uma vez que neste local, havia uma aldeia tupinambá, além do que, fica distante do mar. Local, portanto, inadequado para instalar seus canhões.

   A Ordem de São Bento foi a segunda ordem religiosa a chegar em Salvador logo depois dos jesuistas, os primeiros, que aportaram em 1549. Os beneditinos com frei Pedro de São Bento Ferraz chegaram em 1575. 

   Os freis expulsaram os tupinambás deste local e construiram este convento a partir do século XVII concluindo no século XX. Os holandess quando invadiram Salvador, em 1624, invadiram o convento e instalaram seu QG neste local. 

   Você assiste tudo no Canal de Sêo Franco. O arquiabade atual chama Emanuel d'Able do Amaral e está em Salvador há 30 anos.