Tecnologia

PROJETO DA CEASA DO PR VENCE O III PRÊMIO TOP INOVAÇÃO UNINTER

Banco de Alimentos - Comida Boa conquistou o prêmio nacional e na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em cerimônia transmitida ao vivo diretamente de Curitiba para todo o país
Mônica Santanna , Salvador | 23/10/2023 às 18:20
Prof Sandra Maria Lopes, o vencedor Eder Bublitz, prof Alceli Ribeiro Alves, e Paulo Salesbram
Foto: Mônica Santanna

O projeto Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa do Paraná, foi o grande vencedor do III Prêmio Top Inovação Uninter 2023. Ele foi o campeão na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o campeão geral da premiação. O projeto, iniciativa da Ceasa do Paraná, concorreu com outros quarenta projetos de inovação de todo o Brasil, selecionados para a fase final. A premiação foi realizada no sábado (21), no polo Garcez da Uninter, no centro de Curitiba, com a cerimônia transmitida ao vivo para todo o Brasil, no canal do Grupo Uninter no Youtube.


O Prêmio Top de Inovação é promovido pelo Centro Universitário Internacional Uninter e patrocinado pela Fundação Wilson Picler. Nesta terceira edição, foram recebidas 178 inscrições, recorde desde a sua criação há três anos, dos quais foram selecionados 98 projetos participantes de 16 estados do Brasil.  


"O prêmio tem por objetivo reconhecer projetos de profissionais de entidades públicas e privadas que tragam soluções com inovação, alternativas inteligentes e criativas para transformação da sociedade e desenvolvimento socioeconômico do país”, disse Nelson Castanheira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Internacional UNINTER.


Grande vencedor


Um dos sete projetos do Paraná selecionados para a fase final, o case Banco de Alimentos - Comida Boa foi escolhido por processar, embalar e distribuir adequadamente os produtos alimentícios que seriam desperdiçados. Os produtos, em geral frutas, legumes, verduras e hortaliças, são doados diariamente pelos comerciantes atacadistas e os produtores rurais da Ceasa/PR porque não tem valor comercial ainda são próprios para o consumo humano.


“Esta conquista representa muito para todos que atuam no projeto porque temos a oportunidade de alimentar mais de 100 mil famílias, de reduzir o desperdício de alimentos e de ser aplicado em qualquer cidade do país”, afirmou o presidente da Ceasa do Paraná, Éder Eduardo Bublitz.


Atualmente o Banco de Alimentos coleta 600 toneladas de produtos por mês que seriam desperdiçados, atendendo 120 mil pessoas e famílias de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, parte do alimento processado impróprio para o consumo humano é entregue ao creatório Onça Pintada que alimenta aves e animais silvestres ameaçados de extinção. O projeto ainda tem uma finalidade social pois emprega 40 pessoas que fazem parte do sistema penal de Curitiba, que têm a pena reduzida e são capacitados para serem reinseridos na sociedade.


Os vencedores


Os 40 projetos finalistas foram as iniciativas que apresentaram a melhor relação de custo e benefício e que oferecem a possibilidade de replicação. “Tivemos nesta edição as melhores ideias inovadoras, vindas de todo o país, com muitos dos projetos em andamento, com bons resultados em suas regiões”, comentou Ricieri Garbelini, professor do Centro Universitário Internacional Uninter e presidente da Comissão, junto com as professoras Caroline Brasil e Sandra Maria Lopes.


Os vencedores de cada categoria receberam certificado de reconhecimento, troféus e bolsas para os cursos de extensão da Uninter. Uma bolsa de pós-graduação será concedida para o primeiro colocado geral.


TOP INOVAÇÃO 2023

Vencedor Geral

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Banco de Alimentos – Comida Boa

Eder Eduardo Bublitz | Curitiba (PR)

 

Top Inovação 2023 | Vencedores Por Categorias

Agronegócio

Além da Colheita: Transformando Subprodutos Vegetais em Recursos Sustentáveis.

Marcos Odair Pedro Bogler | Rio Grande do Sul

 

Arquitetura, Cidade E Design

Aprender pode render

Raíssa Castro Schorn | Rio Grande do Sul

 

Direitos Humanos

Educação e Direitos Humanos

Diogo Cavazotti Aires | Paraná

 

Educação

Encontro Literário, Sebo de Livro e Contação de História

Andrômeda Surak Doge | Mato Grosso

 

Educação Física e Esporte

Projeto Social – Da Escola ao Tatame

Emerson Braz Corrales | Rio Grande do Sul

.

Empreendedorismo e RH

HUB Univali de Empreendedorismo Inovador

Samara Aparecida da Silva Garcia | Paraná

 

Engenharia, Tecnologias E Processos

Mapeamento e Levantamento Planial Timétrico para regularização de áreas com utilização de drones

Daniel Gomes Da Rocha | São Paulo

 

Gestão Pública

Participa NH – Gestão Popular de Emendas Parlamentares

Gustavo Diogo Finck | Rio Grande do Sul  

 

Marketing e Comunicação

Cura através da dança

Priscila Patricio Silva | São Paulo

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Banco de Alimentos – Comida Boa

Eder Eduardo Bublitz | Curitiba (PR)

 

 

Psicologia

Terapia do Esquema para todos – olhando para infância e formando adultos emocionalmente saudáveis.

Stefhany Bronholo Freire | Paraná

 

Saúde

Pronto Atendimento Digital 24 horas: Telemedicina na Atenção Primária à Saúde

Leonardo Duarte Pascoal | Rio Grande do Sul

 

Saúde Animal

Programa Saúde Animal

Jose Eduardo Chaib De Moraes | São Paulo  

 

Tributária

TRIBUTECH- Plataforma Tributária para Empresas e Cidadãos

Yasmin Xavier Rocha | Minas Gerais