Tecnologia

FEIRA DE SANTANA: PARQUE DO SABER FARÁ TRANSMISSÃO DO ECLIPSE SOLAR

Acontece hoje
Tasso Franco ,  Salvador | 14/10/2023 às 09:43
Observatório de Feira de Santana
Foto: SECOM
   O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai transmitir ao vivo, neste sábado (14), o último Eclipse Solar do ano - o fenômeno será visível em diversas regiões do Norte e Nordeste do Brasil. As imagens serão exibidas em alta qualidade na cúpula do planetário às 15h. A programação é gratuita e aberta para todos os públicos.
 
O Eclipse Solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando um impressionante "anel" de luz solar. A expectativa é que cerca de 70% do Sol seja ocultado pela Lua, proporcionando um espetáculo natural único.
 
O diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez, afirma que a programação inclui explicações científicas durante a transmissão e também um momento de visualização indireta na área externa do equipamento municipal - se as condições climáticas permitirem.
 
A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. Por isso, Basílio Fernandez ressalta que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos aos olhos. 
 
O diretor informa que muitos entusiastas e curiosos utilizam o filtro soldador nº 14 para observar o fenômeno. No entanto, o item não dá garantias de proteção total aos olhos. 
 
"Não recomendo olhar diretamente para o Sol, seja com ou sem proteção. O infravermelho e o ultravioleta podem causar lesões ao olho, mesmo que a pessoa não sinta nada. Essa lesão é cumulativa, por exemplo, se a pessoa repetir a prática pode estar provocando danos à saúde ocular sem perceber", alerta.

Os óculos escuros e de sol também não são adequados para essa finalidade.

"Existem formas seguras de acompanhar o Eclipse Solar, que são feitas indiretamente, por reflexão. Em uma caixa com furo de agulha em sua lateral, é possível ver a imagem refletida. Outra forma é a transmissão de imagens por câmera acoplada ao telescópio como iremos fazer", afirma.

A diretora-presidente interina da Fundação Egberto Costa, Cleane Oliveira, destaca que a programação é inédita e transmite imagens de alta precisão. "Será um momento de conhecimento e lazer. Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o fenômeno e os astros".

Vale destacar que as imagens serão geradas pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a contribuição do professor doutor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jairo Cavalcanti Amaral.