Tecnologia

ESTUDANTES DA BAHIA PARTICIPAM DA MOSTRATEC

Estudantes de Salvador, Araci e Rio do Antônio/BA participam na 38ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros
Marta Araujo , Salvador | 10/10/2023 às 14:52
Vinícius Hans
Foto: Vinícius Hans

17 trabalhos DA Bahia vão ser apresentados na  38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Salvador, Araci e Rio do Antônio vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde, política e sustentabilidade.

 

Do estado do Bahia vêm 17 trabalhos, sendo quatro de Salvador, um de Araci, três de Ilhéus, dois de Vitória da Conquista, um de Camaçari, quatro de Catu, um de Rio do Antônio e um de Santo Antônio de Jesus.

 

De Salvador, do Instituto Federal da Bahia vem o trabalho que tem como título TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PARKINSON, estudado por Dalila Lima Dourado de Andrade.

 

Do Colégio Militar de Salvador é exposto o projeto UNIVERSALIS: APLICATIVO DE FOMENTO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS DE SALVADOR – BAHIA, elaborado por Júlia Carolina Guedes Carvalho.

 

Do Colégio Nossa Senhora da Luz vêm os trabalhos STARTUP ECO WINGS: DRONES COM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, feito por Augusto Olinto Macário de Castro Franco, Maria Rita Sales Araújo e Yasmim Alves Florêncio e PLACA FOTOVOLTAICA FEITA A BASE DE LED'S, redigido por Sabrina Evelin Silveira Carvalho Costa, Julia Araujo Ramalho e Yasmim Pereira dos Santos.

 

Já de Araci, do Centro Territorial de Educação Profissional do SISAL II, é apresentada a pesquisa LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE ANÁLISES CLÍNICAS, dos alunos Tiago Santos e Moniele Pereira da Silva.

 

Do município de Rio do Antônio, do Colegio Estadual Professora Lia Publio de Castro, vem o projeto intitulado O RISCO À EXTINÇÃO DAS ABELHAS NO DISTRITO DE IBITIRA: COMO MANTER CRIAÇÃO A PARTIR DA AGRICULTURA FAMILIAR, pesquisado por Victória Luisa Farias Goncalves e Ana Lizz Oliveira Santos.

 

No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

 

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

 

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

 

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

 

Mais informações em www.mostratec.com.br