Tecnologia

FESTIVAL MAPPING ARTES VISUAIS ATRAI GRANDE PÚBLICO A COLINA DO BONFIM

Teve patrocinio do Ministério da Cultura e Nubank
PB , da reda��o em Salvador | 08/10/2023 às 19:08
Visual tec na basílica
Foto: DIV
  A 4ª edição do SSA Mapping aconteceu na Basílica do Bonfim. O maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste do Brasil exibiu 28 obras visuais e promoveu show de Gerônimo Santana com projeções de VJ Gabiru para um público vibrante de cerca de 5 mil pessoas, além de ter transformado a área num grande cenário de luzes e atrativos para pessoas de todas as idades, com grande presença também de crianças. Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

 Neste domingo, 8 de outubro, teve o segundo e último dia do 4º SSA Mapping na Cidade Baixa, novamente com programação totalmente gratuita. A agenda começa às 16h, com passeio guiado conduzido pelo professor de História e comediante Matheus Buente, para fazer o que sabe: ensinar história com entretenimento. Com ponto de encontro na Praça Irmã Dulce, a caminhada segue até a Igreja Bonfim.

Feira de artes, feira gastronômica e área interativa funcionam na Colina Sagrada a partir das 17h, quando também ocorre a missa da Igreja do Bonfim. Depois o som começa a rolar e um dos domos montados no espaço está coberto para uma experiência imersiva em obra interativa criada pelo estúdio thecode.

Então, às 19h, se iniciam as mostras artísticas, compostas por dezenas de visuais. A “Mostra Principal” tem curadoria de Spetto, o mais influente VJ do Brasil, que reuniu 12 nomes de todo o país: Ani Ganzala, Erms, Isabela Seifarth, Kambô, Kauê Lima, Lê Pantoja, Letícia RMS, Não Consta, NTHLCRVLH, P4nick, Paulo Cantowitz e Vi Amoras.

Na “Mostra Especial”, são exibidas duas obras: uma assinada pelo United VJs em conjunto com a VJ Lagolagoa; a outra, “Me gritaram negra”, com poema e atuação da peruana Victoria Santa Cruz (in memoriam), interpretado em Libras por Anne Magalhães e adaptado para mapping por Karol Azevedo. Há ainda a “Mostra Aberta”, que teve inscrições públicas e contará com prêmios do júri e do público.

A noite será encerrada com performance música-imagem, às 21h, com intervenções visuais de VJ Grazzi criadas especialmente para o show do Ilê Aiyê, que terá participação especial de Vanessa Melo.

A 4ª edição do SSA Mapping conta com copatrocínio da Electrolux Brasil, apoio da Prefeitura de Salvador e apoio do Doca1 – Polo de Economia Criativa, restaurante Vila Criativa, Dom Art Brazil, Califórnia Media House, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Educadora FM Bahia, Projete, Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e seu projeto Bom Samaritano.