Tecnologia

UFBA SEDIA XIV WORKSHOP DE TECNOLOGIAS DE REDES DO POP-BA

Próximo dia 20, fechando a grade de programação do WTR, acontece o XIII EnSI (Encontro de Segurança e Informática do Cert.Bahia), aberto ao público
Patricia Lins , Salvador | 19/09/2023 às 14:03
UFBA sedia XIV Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA
Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebe a edição 2023 do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA, organizado pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa na Bahia (PoP-BA/RNP), nos dias 18 e 19/09,  no auditório do Instituto de Matemática e Estatística, em Ondina.


O WTR BA reúne especialistas do setor com o objetivo de fomentar o compartilhamento de conhecimento, experiência e melhores práticas na área de tecnologias de redes e soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de infraestrutura de redes avançadas, com oportunidades de capacitação técnica e discussão, além de divulgar os processos de gestão do PoP-BA/RNP.


O evento foi elaborado e direcionado para gestores e equipes técnicas da área de TIC, provenientes das principais instituições de ensino e pesquisa do estado da Bahia, públicas ou privadas (clientes do PoP-BA, assinantes do sistema RNP no estado da Bahia e integrantes da rede Remessa) e administradores de outros Sistemas Autônomos ou provedores locais.

Principais Destaques do Evento:

  • Palestrantes Especializados: O Workshop conta com a participação de especialistas consagrados, como Luiz Cláudio Mendonça, Coordenador Administrativo do PoP-BA e Superintendente da Superintendência de TI da UFBA, Thiago Bomfim, Coordenador Técnico do PoP-BA, Claudete Alves, Coordenadora da Remessa, Gorgonio Araújo, Diretor Adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, entre outros, compartilhando suas perspectivas sobre os desenvolvimentos mais recentes no campo.
  • Workshops Práticos: Os participantes têm a oportunidade de prestigiar sessões práticas, onde é possível adquirir habilidades e conhecimentos práticos em áreas como segurança de rede, gerenciamento de redes, virtualização de redes e muito mais.
  • Networking Estratégico: O evento oferece uma plataforma ideal para networking, permitindo que os participantes interajam com seus pares, estabelecendo conexões valiosas e explorando oportunidades de colaboração.
  • Exposição de Tecnologia: Uma exposição de tecnologia apresentando soluções inovadoras de empresas líderes do setor, permitindo que os participantes explorem as últimas ferramentas e tecnologias disponíveis.
  • Discussões de Tendência: Painéis de discussão envolvendo questões estratégicas e tendências em tecnologias de redes, que fornecem uma visão aprofundada do futuro das redes de computadores.
  • EnSI – o Encontro de Segurança e Informática do Cert.Bahia (EnSI), aberto ao público geral, que tem como objetivo, orientar e conscientizar as pessoas sobre as questões relacionadas à segurança em sistemas de informação, navegação na Internet, redes sociais, e-mails, utilização de dispositivos eletrônicos, dentre outros, através de palestras e material educativo.

Jundaí Abdon, Analista de Redes do PoP-BA e Coordenador desta edição do WTR do PoP-BA,  afirmou, durante abertura do Workshop, que “apesar de ser um desafio muito grande organizar um evento desse porte e dessa relevância, que envolve desde a preocupação com o conteúdo atual e tendências para o futuro, desenhar cada tema, convidar palestrantes que agreguem com a proposta do WTR e etc, contar com uma equipe engajada e dedicada faz toda diferença. E é com esse pensamento de conectividade, de todos juntos, com um formato híbrido, depois de três anos apenas online, a ideia é entregar um trabalho de excelência tanto para o público presencial, quanto para o online.”


Claudete Alves, Coordenadora da Rede Remessa, em Salvador, rede ótica que atende 38 instituições na Bahia, afirma que o WTR, enquanto evento anual, consolida-se como espaço de “oportunidade, muito interessante, onde a gente chama todos os nossos parceiros, existe uma atualização tecnológica, o que há de ponta nas áreas de redes e correlatas e os impactos que a gente sofre. É a hora de despertar a importância de uma capacitação continuada, mas é também, um espaço de trocas, de conversas, relações de aprendizagem e parcerias, que seguem trocando pela rede.”.


Um dos patrocinadores do evento, Isamar Maia, Diretor da IMTECH ressalta a importância de financiar iniciativas como essa, considerando que “a maior importância desse evento é congregar muitas das instituições que já fazem parte de um ecossistema de conectividade público-privado-governamental-acadêmico, que têm finalidades distintas, mas que têm interesses em comum, consolidados nessa rede. O evento visa discutir assuntos de ponta, a fim de fornecer condições maiores de evolução desses meios.”.


“Patrocinar um evento desse é investir na discussão, da evolução técnica de todos os técnicos que fazem parte dessas instituições e que mantêm, não somente essas redes com mais de cinquenta quilômetros de fibra ótica em Salvador, mas, porque são esses profissionais que mantêm essas instituições. Patrocinar esse evento, é ajudar a manter o nível técnico alto e excelente!”, afirma Maia.


Um dos palestrantes e um dos idealizadores do WTR, Ítalo Valcy, acredita que “este seja um evento onde a principal importância é conectar pessoas com conhecimento. São várias palestras apresentadas, agregando conhecimento do dia a dia das pessoas, na sua realidade, algumas vezes, fora dessa realidade, como oportunidade de abrir os olhos e expandir horizontes. É um momento de networking único, conectando pessoas e tecnologia. Apresentando tecnologia nova, que o mercado traz, conectando com academia, com os pesquisadores, com os operadores de rede e que no futuro podem melhorar suas pesquisas, melhorar o ensino, a partir da tecnologia que eles aprendem e conhecem aqui”.


EnSI - versão gratuita e aberta ao público


Este ano, o XIII EnSI (Encontro de Segurança e Informática do Cert.Bahia) acontece no dia 20/09, a partir das 08h, também no auditório do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (em Ondina). Mais informações e inscrições para participar do EnSi, basta acessar o site ensi.pop-ba.rnp.br/2023

Esta ação adota um formato inclusivo, reunindo usuários da Internet de forma geral, com o propósito de promover palestras de conscientização sobre Segurança em Informática, especialmente voltadas para os usuários finais. O evento é totalmente gratuito e aberto a toda a comunidade, sendo realizado em Salvador[1]Bahia, mas com alcance regional, permitindo a participação de instituições do interior da Bahia.


O EnSI promoverá atividades para o público geral, abordando temas como impactos da inteligência artificial e a LGPD; panorama da segurança da informação no estado da Bahia; palestras voltadas para crianças e adolescentes alertando sobre os riscos e oportunidades nas redes; importância de senhas; ISO 27001 – Normas sobre Segurança da informação. Já para o público mais técnico, serão promovidas palestras sobre ferramentas de detecção de vulnerabilidades, ameaças e aplicações.


Para quem trabalha com segurança forense, será utilizado um game, o Capture the Flag, onde os participantes serão convidados a jogar, e o primeiro que encontrar o Flag, ganhará bolsa para curso de tecnologia e segurança. O EnSI tem um canal no youtube, com as palestras gravadas, dentro dessa linha de trabalho para conscientização e educação digital.


Kleber Mascarenhas Júnior, Gestor de Segurança da Informação da UFBA e Coordenador do Núcleo de Segurança da Informação Comunicações – CoSIC, “é um evento anual, gratuito e aberto ao público geral, que tem como principal missão, a conscientização, acho que essa é a palavra-chave que traduz o evento, porque a gente desenvolve ações para despertar o entendimento das pessoas sobre questões relacionadas ao mundo digital, a segurança da informação no mundo digital”.


“Nosso objetivo principal é orientar os participantes sobre o uso de práticas seguras de sistemas de informação, navegação na internet, interação nas redes sociais, uma questão que requer muita atenção dos usuários, pois hoje em dia, a grande maioria das pessoas carrega um smartphone na palma das mãos e a maior parte dessas informações trafegada nas redes hoje, vêm através de dispositivos móveis. E esse é um ponto que a gente toca no evento dando muito destaque, além de conscientizar, a gente tem como meta deixar claro como as pessoas devem agir, falamos sobre ameaças cibernéticas, privacidade de dados e segurança online”, complementa Mascarenhas.


Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA


Desde 2010, o evento oferece um espaço para aprendizagem, troca de experiências, disseminação de novas tecnologias, melhor esclarecimento das demandas e necessidades dos clientes e possibilidade de avaliação do trabalho desenvolvido. Nessa edição (2023), foi retomada a modalidade presencial, munidos com a missão de realizar um evento acolhedor, estabelecendo uma programação agregadora a formação e troca de experiência entre os clientes.


PoP-BA /RNP


O Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa na Bahia, PoP-BA/RNP, atende mais de 50 instituições usuárias, associadas ao Sistema RNP, distribuídas em pontos de conexão em Salvador, região metropolitana e interior da Bahia. Além da operação da conexão dessas instituições, o PoP-BA é responsável pela gestão do Ponto de Troca de Tráfego do NIC.br em Salvador, IX.br - Salvador, pelo NOC da Rede Metropolitana de Salvador (Remessa) e pelo Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança – Bahia/Brasil (CERT.Bahia). Além da complexidade e dos desafios atrelados à gestão e operação de todos esses ambientes de TIC e Segurança da Informação, outro papel do PoP-BA é acompanhar novas tecnologias que possam beneficiar seu público-alvo (formado por instituições de ensino, pesquisa e inovação, hospitais e instituições de fomento à pesquisa).