Tecnologia

APAGÃO DEIXA BRASIL SEM ENERGIA NO DF E 25 ESTADOS; SALVADOR RELIGOU

ONS diz que trabalha para regularização plena
Tasso Franco , Salvador | 15/08/2023 às 11:26
Salvador ficou fora do ar quase toda manhã desta terça-feira, 15
Foto: BJÁ
  O Distrito Federal e 25 estados de todas as regiões sofreram um apagão na manhã desta terça (15). Segundo relatos, a energia começou a parar de ser transmitida por volta das 8h20 no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

  Em Salvador, a energia voltou por volta das 10h30min.

Em alguns deles, o desabastecimento de energia elétrica durou apenas alguns minutos, segundo relatos de usuários. Em outros, se prolongou por mais tempo.

Apenas o estado de Roraima não foi afetado, por não ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SNI).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma ocorrência na rede de operação do SIN que interrompeu a transmissão de 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

O ONS informou que, às 10h09, o sistema estava totalmente recomposto nos estados das regiões Sul e Sudeste. Às 10h51, o Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que o Centro-oeste também estava com a carga restabelecida.

"Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste", completou.

A interrupção, segundo o ONS, aconteceu por conta de uma falha classificada como “abertura da interligação Norte-Sudeste”, e que está apurando as causas do ocorrido. A interligação do sistema elétrico levou à queda de energia em outras regiões do país.

A falha foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a interrupção às 8h31 da "interligação Norte/Sudeste, e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas".

 Embora tenha sido relatada a falta de energia em todos os estados, a pasta afirma que o fornecimento foi afetado apenas nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plen
a.

NOTA DA ONS

https://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20230815-Nota-de-esclarecimento-%E2%80%93-Ocorr%C3%AAncia-no-SIN.aspx#:~:text=Ocorr%C3%AAncia%20no%20SIN%20interrompe,Nota%20atualizada%20%C3%A0s%2011h07.