Tecnologia

TVE: A EMISSORA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

A emissora exibe em seus intervalos uma série de Interprogramas sobre o bicentenário
Ascom IRDEB , Salvador | 14/06/2023 às 16:02
TVE: a emissora do Bicentenário da Independência
Foto: Divulgação

A TVE celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia com a maior cobertura sobre o tema, trazendo diversos conteúdos que exploram os detalhes deste momento histórico tão importante. Filmes, séries, documentários, programas especiais, interprogramas e reportagens vão ao ar a partir do mês de junho.

 

A emissora exibe em seus intervalos uma série de Interprogramas sobre o bicentenário, com relatos de grandes nomes, entre eles, do professor Milton Moura e do historiador Cid Teixeira, sobre a história da luta dos baianos pela consolidação da independência do Brasil.

 

Um conjunto de outros conteúdos, apresentados pelo ator e diretor teatral, Jackson Costa, está sendo exibido diariamente nos intervalos da programação, contando a história e fatos de personagens essenciais para a Independência. 

 

A TVE exibe ainda um conjunto de reportagens especiais apresentada pelo jornalista José Raimundo, resgatando a história e personagens deste momento de lutas e conquistas. A exibição começa nesta quarta-feira, dia 14, às 16h, com horário alternativo aos sábados (8h) e aos domingos (9h) durante o mês de junho. 

 

No dia 25 de Junho a emissora realizará uma cobertura especial da cidade de Cachoeira, marcando o início das comemorações. E, no dia 2 de julho, uma transmissão com o início do Cortejo em Salvador.

 

Os programas TVE Revista (12h) e TVE Notícias (18h30) apresentarão reportagens especiais e entrevistas sobre os 200 Anos da Independência durante todo o mês. 

 

O especial 'Dois de Julho — Guerra da Independência da Bahia', será exibido na segunda-feira (26), às 20h, no domingo (02/07), às 11h, na quarta-feira (05/07), às 20h e na quinta-feira (20/07), às 21h. Dirigido por Renato Barbiere, a obra tem narração de Zezé Motta e conta, em detalhes, o processo da Guerra, com ilustrações e relatos de historiadores baianos de Salvador, Recôncavo e Barreiras.

 

'Balizando o 2 de Julho', com direção e roteiro de Fabíola Aquino e Márcio Lima, mostra a passagem do desfile do 2 de julho pela região do Beco do Rosário, na Avenida 7 de Setembro. O documentário destaca a participação de uma baliza trans e um balizador gay, enquanto testemunha a reação popular e espontânea de suas performances. O filme será exibido também na segunda (26), às 22h, e na terça-feira (04/07), às 21h.  

 

Na quarta (28), às 22h, a emissora apresenta ainda o documentário 'Invisíveis do Paraguaçu', de Lucas Mascarenhas e Tamires de Jesus, que evidencia a grande importância que os Caboclos têm na formação cultural e religiosa das cidades irmãs do Recôncavo: Cachoeira e São Félix, com exibição também na segunda (10/07), às 22h. 

 

Já na quinta-feira (29), tem a exibição do curta-metragem documental '2 de Julho - Um Sonho de Liberdade', às 21h, da Fundação Gregório de Matos, que retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. A obra tem horário alternativo na sexta-feira (06/07), às 21h30.

 

O programa Bem Bahia - 'Especial 2 de Julho', terá matérias relacionadas ao tema e à festa, na quinta (29), às 22h, com horários alternativos na sexta-feira (30), às 19h, e no domingo (02/07), às 18h. 

 

No domingo do feriado (02/07), às 14h, tem ainda a exibição do documentário 'Os Heróis do Brasil – Independência da Bahia'. O filme, dirigido por André Sobral e Fabrício Mendieta faz um relato histórico da guerra com a dramatização de alguns de seus personagens: Maria Quitéria, Maria Felipa e Lord Cochrane, entre outros.

 

Além do documentário, a TVE transmite no domingo (02/07) os shows no Parque de Exposições que, neste dia, terá sua programação voltada para a celebração do Bicentenário, com a presença de Daniela Mercury, Bell Marques, Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Solange Almeida e Leo Santana. 

 

A obra 'Sol da Bahia', será exibida na segunda (03), às 22h30, com horário alternativo no sábado (15/07), às 21h. Com roteiro e direção de Orlando Senna, o documentário retrata, de forma criativa, um dos grandes eventos da independência do país ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros. O documentário mistura relatos com interpretação de importantes personagens da guerra, como Madeira de Melo, Maria Felipa, Maria Quitéria, Corneteiro Lopes e o indígena cacique Jacaré.

 

Produção exclusiva da TVE, o documentário ‘2 de Julho: A festa da Independência na Bahia’, dirigido pelo cineasta Tuna Espinheira, destaca o papel da Bahia como grande responsável pela Independência do Brasil, além de contar com depoimentos de historiadores, especialmente de Cid Teixeira, e filmagens dos túmulos de heróis, dos locais onde aconteceram as principais batalhas, e do desfile. A obra vai ao ar na sexta-feira (07) e no sábado (29), às 21h30. 

 

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

 

instagram.com/tvebahia

tiktok.com/@tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia  

twitter.com/tvebahia

 

Serviço:

TVE: a emissora do Bicentenário da Independência

Durante todo o mês de junho, em diversos horários.

TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline