Tecnologia

STARTUPS NORDESTINAS SELECIONADAS PARA PARTICIPAR DE MISSÃO NA ESPANHA

Ciclo Madri-Barcelona foi dividido em duas missões: 40 startups participaram da primeira etapa e apenas 15 foram selecionadas para a imersão na Espanha. Alagoana Trakto é uma delas.
DGPR , Salvador | 02/06/2023 às 18:53

Startups nordestinas selecionadas para participarem de missão na Espanha do programa Startup

 Ciclo Madri-Barcelona foi dividido em duas missões: 40 startups participaram da primeira etapa e apenas 15 foram selecionadas para a imersão na Espanha. Alagoana Trakto é uma delas.

A startup de design alagoana Trakto está entre as três empresas nordestinas que foram selecionadas para participar do ciclo Madri-Barcelona da Startup Outreach Brasil, programa de internacionalização gratuito que apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. A imersão ocorre entre os dias 4 e 14 de junho, nas duas cidades espanholas. O programa selecionou startups brasileiras que já estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento, tenham 100% da equipe dedicada ao negócio e demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no Brasil. Na oportunidade, a Trakto também participará do South Summit Madrid, maior evento de inovação da Espanha, irá acontecer entre os dias 07 e 09 de junho

O ciclo foi dividido em duas missões: virtual e de imersão. Na primeira missão, 40 startups foram capacitadas e conectadas com o mercado, com a realização de agendas de negócios e apresentação de pitch para um público qualificado. Para a etapa de imersão, apenas 15 das 40 startups foram selecionadas e a Trakto, de Alagoas, a 3 Wings e a E.AÍ, que são de Pernambuco, estão nessa lista. Em Madri e Barcelona, as empresas farão atividades online e presenciais, como mentorias individuais de negócios, consultoria para internacionalização e reuniões de negócios presenciais.

“É importante dizer que das 15 empresas selecionadas para participarem da etapa de imersão, três são nordestina. Isso tem um significado absurdo! Sabemos que as oportunidades de negócio e empreendedorismo no Nordeste não são as mesmas, se comparadas com outras regiões do Brasil por uma série de fatores, entre eles, escolaridade e nutrição. Na área de tecnologia, inovação e startup é ainda mais difícil! O fato de estarmos entre as 15 melhores e termos a chance de vir para a Europa fazer negócios e nos posicionarmos institucionalmente, é algo que precisamos comemorar e divulgar”, afirma Paulo Tenório, CEO da Trakto. Esse programa é de suma importância para o cenário de empreendedorismo brasileiro e um grande fomento às startups que estão em busca de investidores e novos clientes para escalarem e ganharem protagonismo no mundo dos negócios, completa.

E por ocasião da abertura do ciclo Madri-Barcelona e para demonstrar a importância desses eventos para a promoção do ambiente de negócios de tecnologia e inovação entre Brasil e Europa, o embaixador do Brasil na Espanha e Andorra, Orlando Leite Ribeiro, promoverá, na próxima segunda-feira, uma recepção em Madri para receber os CEO’s das 15 startups que estão participando do programa.


 

  • Sobre a Trakto

A Trakto é uma ferramenta global de design escalável com inteligência artificial para empresas. A startup alagoana foi fundada em Maceió (AL) há 10 anos. Com quase 1 milhão de usuários em sua plataforma, a startup oferece aos empreendedores digitais várias ferramentas para seus negócios, como apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Em 2021, a Trakto captou cerca de R 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Capt All. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1. No mesmo ano, realizou a quinta edição do Trakto Show, considerado o maior evento combinado de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Nordeste brasileiro. Em 2023, a empresa lançou a Trakto Educação, uma plataforma de soluções para promover a digitalização do ensino público, a inclusão tecnológica de comunidades escolares inteiras e, assim, contribuir para aprimorar os indicadores de qualidade da educação.