Tecnologia

EVENTO EM SSA REÚNE MULHERES EM BUSCA DE CARREIRA NA ÁREA TECNOLÓGICA

Realizado pela Laboratória, o Código M apontou caminhos possíveis para o começo de uma trajetória no setor tech
Imprensa Darana RP , Salvador | 25/05/2023 às 18:21
Paloma Araújo, Rosi Souza, Lara Sant'anna
Foto: Divulgação

Um evento potente de fomento à representatividade e ao compartilhamento de vivências sobre a participação feminina no mercado de trabalho da tecnologia. Sob este propósito, mais de 70 mulheres de Salvador participaram do Código M, promovido pela edtech Laboratória, com apoio do Google.org, na tarde desta quarta-feira (24). O encontro promoveu um estímulo à diversidade e ao protagonismo das mulheres na condução das próprias carreiras.

“Esta é uma iniciativa que busca apresentar o setor da tecnologia e todas as suas possibilidades para as mulheres, que em muitos casos, nunca perceberam nele um caminho possível. E mais do que isso, estamos aqui para que todas entendam que podem estar no lugar onde elas desejam estar”, pontuou Ana Clara Canellas, coordenadora de comunicação da Laboratória, que conduziu o evento no Teatro ICBA, localizado no Goethe-Institut, centro de Salvador.


A programação de palestras e atividades integrativas do Código M, oferecida de forma gratuita e com emissão de certificado, reuniu na plateia profissionais das mais diversas áreas de atuação, idades e trajetórias de vida - a maioria delas sem qualquer experiência na área da tecnologia. Entre todas, um elemento comum: a busca por novos caminhos que as levem mais longe. “Eu saí de um trabalho recentemente, e agora quero buscar oportunidades melhores para mim. Esse evento chegou para me ajudar a decidir, para me dar a coragem que faltava de seguir adiante”, contou Rúbia Souza, uma das participantes que acompanhou as 4h30 de programação. 


Uma das responsáveis por inspirar a plateia foi a engenheira de software, Rosi Souza, de 31 anos, que em 2019, entrou para a área da tecnologia após se formar em uma das turmas do curso intensivo (bootcamp), oferecido pela Laboratória. “Um mês após encerrar o bootcamp, eu consegui um emprego em um banco. Depois, recebi uma proposta melhor em uma fintech, onde estou hoje. O salário é bom, os benefícios são bons, mas a Rosi que eu me tornei hoje é melhor ainda”, compartilhou a engenheira de software.


Rosi Souza participou do Painel "O mundo tech é para você", ao lado de Paloma Araújo, mentora e desenvolvedora front end, com mediação de Lara Sant'anna, engenheira de software no JusBrasil. As três expuseram suas vivências com a superação de desafios, investimentos no próprio aprendizado e, sobretudo, superação da crença de que a tecnologia não é um campo feminino. As participantes do Código M também assistiram a uma palestra da escritora e mentora de mulheres Ayeska Azevedo, que destacou a força do coletivo no alcance de resultados, e guiou as mulheres por reflexões em torno do reconhecimento das próprias potências. “Não deixem o medo parar vocês”, reiterou. 

O Código M também contou a participação de Mara Souza, Chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA). “Que este evento ajude vocês a construir instrumentos para o alcance dos seus objetivos. É muito relevante que vocês estejam aqui como desbravadoras, nesse espaço de apoio e aprendizado a fim de permitir a abertura das oportunidades e a permanência de vocês na área da tecnologia”. 


BOOTCAMP - O bootcamp da Laboratória é um programa intensivo, exclusivo para mulheres, que as forma como desenvolvedoras web, um perfil profissional com crescente demanda na América Latina. O programa é 100% remoto, com duração de seis meses. Entre outros conteúdos, todas aprendem linguagens de programação usadas globalmente. Depois de formadas, a Laboratória conecta essas mulheres com as melhores oportunidades de trabalho. 


As inscrições para o processo seletivo do próximo bootcamp estão abertas em Salvador, com vagas limitadas, até o dia 04 de junho. As interessadas podem se inscrever pelo endereço: https://selecao.laboratoria.la/. As aulas da próxima turma começam no mês de julho.