Tecnologia

CCR SELECIONA STARTUPS COM MELHORES SOLUÇÕES DE ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Programa de Inovação Aberta investe em soluções criativas para transformar a mobilidade no país; inscrições vão até cinco de setembro
Darana RP , Salvador | 30/08/2022 às 16:49
Veículos Frota CCR Metrô Bahia
Foto: Divulgação

O Grupo CCR lançou a terceira edição do Programa de Inovação Aberta. Desta vez o desafio proposto às startups é apresentar soluções para reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho dos veículos da frota da companhia.

 

Para se ter uma ideia de como as iniciativas podem contribuir para amenizar a velocidade com que as mudanças climáticas afetam o planeta, basta considerar que um único litro de gasolina lança aproximadamente 2,74 kg de CO² na atmosfera. Assim, numa conta rápida, se alguém que dirige 20 mil km diminuir 10% do consumo de combustível, cerca de meia tonelada de CO² deixará de ser lançada no ambiente. Assim, reduzir a utilização de combustíveis impõe-se como uma prioridade para todos.

 

O edital, disponível na plataforma Aevo, detalha também que as soluções devem contemplar motores flex ou diesel, e ser replicáveis e completas para a viabilidade do piloto (com exemplos, plataformas, treinamentos, operações, especificações, entre outros).

 

Os critérios de seleção consideram iniciativas que consigam reduzir impactos ambientais, trazer a possibilidade de gerar ou trocar créditos de carbono e possam ser replicáveis a outras operações. Fogem ao escopo do programa as iniciativas voltadas à eletrificação da frota, soluções de pagamento ou telemetria. Os projetos selecionados serão remunerados, de maneira a permitir que a CCR utilize na frota da companhia.

 

A execução será acompanhada de profissionais do setor, possibilitando a troca de conhecimento e aprendizado com os resultados obtidos em um ambiente real de validação das ideias propostas e possibilidade de escalar a solução para todos os modais de atuação da CCR, seja no Brasil, como também nas operações no exterior.

 

“Nosso objetivo é promover a conexão da companhia com o ecossistema de inovação, proporcionando um ambiente para a experimentação de soluções que resolvam desafios reais por meio da execução de pilotos dentro da própria CCR”, explica a superintendente de Inovação da CCR, Ana Luiza Borges Martins.

 

Confira abaixo o calendário do Programa de Inovação Aberta da CCR:

Inscrições: até 05/09/2022

Divulgação das três empresas finalistas: 22/09/2022

Pitch Day: 06/10/2022

Início dos testes para Piloto: 31/10/2022

Demoday: 08/12/2022

 

O regulamento, o formulário de inscrição e mais informações sobre o programa estão na plataforma Aevo: https://aevo.com.br/connect/ccr. Dúvidas também podem ser tiradas a partir do e-mail inovacao@grupoccr.com.br

 

A busca por soluções inovadoras é uma constante para a CCR. Em 2021, a companhia ingressou no ranking da 100 Open Startups na categoria TOP 100 Open Corps.